Vídeo: policiais agridem jovem durante abordagem no ABC Paulista
Imagens mostram rapaz levando socos e chutes, além de ser jogado no chão pelos militares. Ele chega a pedir desculpa aos agentes
atualizado
Compartilhar notícia
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra policiais agredindo um motoqueiro no momento em que ele se entrega após tentar fugir em Santo André, no ABC Paulista, no dia 14 de novembro. O Comando da Polícia Militar disse que identificou e afastou os três militares suspeitos de participarem da agressão. O jovem não foi identificado e o motivo da fuga tampouco foi esclarecido até o momento.
No vídeo, é possível ver o rapaz correndo e pedindo desculpas aos policiais. Um dos militares se aproxima e aponta a arma para ele, mesmo após o jovem deixar o capacete no chão e levantar os braços. Em seguida, outro agente se aproxima e dá um tapa no rosto dele. Veja:
O jovem é agredido com o capacete e as agressões continuam até a vítima cair no chão novamente.
Em nota, a Polícia Militar informou que a própria corporação tornou o material público “em nome da transparência institucional” e que os policiais filmados “violam os procedimentos operacionais padrão da PM, bem como os valores e princípios da instituição”.
No texto, a corporação disse ainda que foi identificada uma equipe de três policiais que trabalhavam na data dos fatos, e que as características físicas de dois dos agentes da equipe coincidem com as dos envolvidos no episódio.
“A pessoa responsável pela gravação do vídeo foi identificada e ouvida, na condição de testemunha, mas afirma não conhecer a vítima das agressões, que ainda não foi identificada. Os policiais suspeitos estão afastados do serviço operacional. O trabalho da Corregedoria, no momento, consiste justamente em localizar o rapaz que aparece nas imagens”, alegou a nota.