Vídeo: polícia paulista impede que jacaré de 2 metros ataque morador de rua
A aparição desse tipo de réptil é comum em época de chuva, porque a cidade é cercada por rios, manguezais e áreas de proteção ambiental
atualizado
Compartilhar notícia
Um jacaré de aproximadamente dois metros foi flagrado se aproximando de um morador de rua no estacionamento de um supermercado, na avenida Independência, no centro de Cananéia, litoral sul de São Paulo. Posteriormente, o réptil foi resgatado pela Polícia Militar paulista e pela Polícia Ambiental.
Em época de chuva, os moradores redobram a atenção, porque a cidade é cercada por rios, manguezais e áreas de proteção ambiental, o que facilita o aumento de circulação dos répteis. Além disso, os jacarés se reproduzem rapidamente — dependendo da espécie, leva cerca de 90 dias e, geralmente, coincide com o período chuvoso.
Veja o vídeo:
No resgate realizado pelos militares, na segunda-feira (25/1), foi necessário o apoio da Polícia Ambiental, porque o tamanho do jacaré requeria equipamentos adequados. De acordo com informações da polícia repassadas ao Uol, depois de resgatado, o animal foi solto em seu habitat natural, em um manguezal, na região conhecida como Portinho do Campo, no bairro Retiro das Caravelas.
A Prefeitura de Cananéia informou, em nota, que a aparição desse tipo de réptil ocorre com frequência por conta das chuvas e da limpeza das valas, mas que as medidas devidas estão sendo tomadas para controlar a situação.
“Medidas como colocação de telas de proteção já foram tomadas em determinados pontos da cidade, e o Departamento do Meio Ambiente já está estudando algumas ações junto a profissionais especializados para fazer monitoramentos e controle dos indivíduos e ver quais medidas poderão ser tomadas para proteção dos moradores e dos próprios jacarés, que são protegidos por lei ambiental”, diz o texto enviado ao Uol.
Recomendações
A nota também deu claras recomendações do que deve ser feito caso um morador ou visitante se depare com um jacaré:
- Mantenha um mínimo de cinco metros de distância do animal
- Evite contato físico (tirar selfie)
- Não tente alimentá-los
- Deixe o réptil descansar, evitando fotos e barulhos
- Informe a Polícia Militar (190) e/ou a prefeitura: (13) 3851-1930