Vídeo: Polícia Federal resgata nigerianos encontrados em leme de navio
Os imigrantes clandestinos viajam por 13 dias a bordo do navio cargueiro com bandeira da Libéria, da África Ocidental
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal (PF) resgatou quatro migrantes de origem nigeriana, nesta segunda-feira (10/7), no leme de um navio cargueiro. Imagens gravadas pelos agentes federais mostram o momento em que eles se aproximam da estrutura externa da embarcação, ainda navegando pelo mar de Vitória, capital do Espírito Santo.
Segundo a PF, o navio de bandeira da Libéria partiu de Lagos, na Nigéria, em 27 de junho e chegou ao litoral brasileiro nesta segunda, totalizando 13 dias de viagens pelo Oceano Atlântico.
Confira o momento do resgate:
“Todos foram resgatados pelo grupamento marítimo da PF em razão de suas condições precárias de saúde. Por motivos humanitários, foi autorizado o desembarque condicional”, informou a Polícia Federal.
Os agentes federais destacaram ainda que os migrantes clandestinos disseram ser nigerianos. No entanto, não apresentaram nenhum documento para comprovar as suas origens e identidades.
Os homens resgatados ficarão sob custódia do Núcleo de Polícia Marítima da PF (Nepom). A agência marítima informou que eles vão permanecer detidos até que retornem ao seu país de origem de forma compulsória.
De acordo com a Polícia Federal, a embarcação está neste momento no Espírito Santo, mas deve ser liberada para seguir viagem até o Porto de Santos.