Vídeo: PM guia crianças de escola em música com apologia à violência
Governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, determinou à PM-TO o imediato afastamento do diretor da escola. Caso será investigado
atualizado
Compartilhar notícia
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um policial militar (PM) do Tocantins guiando crianças de uma escola militar e incentivando-as a cantarem uma música que faz apologia à violência. O episódio aconteceu nessa quinta-feira (21/11), no Colégio Militar Euclides Bezerra Gerais, no município de Paranã, no sul do estado.
Os estudantes marcham e cantam, orientados pelo PM, as seguintes palavras:
“Tu vai lembrar de mim
Sou taticano [possível referência à Polícia Tática] maldito
E vou pegar você
E se eu não te matar
Eu vou te prender
Vou invadir sua mente
Não vou deixar tu dormir
E nas infiltrações você vai lembrar de mim”.
Veja:
A Secretaria de Educação do estado (Seduc-TO) diz repudiar “com veemência” o ocorrido. Em nota (leia a íntegra abaixo), a pasta sustenta que o episódio está “em total desacordo” com os valores de respeito e cidadania que devem ser cultivados no ambiente escolar.
“É importante ressaltar que este episódio é um caso isolado e não reflete a realidade das escolas cívico-militares, que desempenham papel fundamental na formação educacional no Tocantins. Essas instituições são comprometidas com a educação de qualidade, baseada no respeito, na ética e no desenvolvimento integral dos estudantes”, prossegue a a secretaria.
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), determinou à Polícia Militar (PM-TO) o imediato afastamento do diretor da instituição escolar e demais militares envolvidos das atividades escolares.
O caso será investigado mediante a instauração de uma comissão de apuração. Segundo a Secretaria de Educação, o objetivo é garantir que tal ocorrência não se repita.
O Metrópoles também procurou a PM-TO, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto para o posicionamento da corporação.
Leia a íntegra da nota da Seduc:
“O governo do Tocantins repudia com veemência o ocorrido nesta quinta-feira, 21, no Colégio Militar Euclides Bezerra Gerais, no município de Paranã, que está em total desacordo com os valores de respeito e cidadania que devem ser cultivados no ambiente escolar.
Tão logo soube do caso, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, determinou à Polícia Militar (PM/TO) o imediato afastamento do diretor da instituição escolar e demais militares envolvidos das atividades escolares, além de cobrar que o caso seja apurado e que todas as medidas cabíveis sejam tomadas, conforme os trâmites legais e disciplinares da instituição. Em relação à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), foi determinado a instauração de uma comissão de apuração, para investigar a situação e garantir que tal ocorrência não se repita.
É importante ressaltar que este episódio é um caso isolado e não reflete a realidade das Escolas Cívico-Militares, que desempenham papel fundamental na formação educacional no Estado do Tocantins. Essas instituições são comprometidas com a educação de qualidade, baseada no respeito, na ética e no desenvolvimento integral dos estudantes.
O Governo do Tocantins reafirma seu compromisso com a promoção de um ambiente educacional saudável e seguro, onde prevaleçam os princípios de disciplina, cidadania e respeito mútuo”.