Vídeo: píton albina estava na piscina de festa antes do resgate em GO
Segundo a polícia, as imagens foram gravadas cerca de 15 dias antes do resgate do animal; delegado aponta para maus-tratos
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Um vídeo registrou a cobra píton albina dentro de uma piscina durante uma festa na casa em que foi resgatada, em Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital goiana, no mês passado. Segundo o titular da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), Luziano de Carvalho, as imagens foram feitas cerca de 15 dias antes do resgate do animal.
Veja o vídeo:
Nesta segunda-feira (5/7), o dono da residência onde a cobra foi encontrada foi indiciado por maus-tratos e por introduzir espécie animal no país sem parecer técnico, o que caracteriza tráfico, de acordo com a polícia.
“O vídeo mostra o autor em um momento de festa na piscina em sua casa com muitos amigos manuseando e causando um estresse nessa cobra. O cloro também causa irritações. Tudo isso caracteriza maus-tratos”, disse o delegado ao portal G1.
Se condenado, o homem pode pegar até dois anos de reclusão e pagar uma multa equivalente a até 360 salários mínimos. Ainda segundo Luziano de Carvalho, ele também foi multado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em R$ 3,7 mil.
Resgate
A cobra foi resgatada após uma moradora ver o animal e acionar o Corpo de Bombeiros. O caso ocorreu no setor Aeroporto Sul, em Aparecida de Goiânia.
Inicialmente, a píton albina foi encaminhada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde recebeu cuidados. No entanto, após ser analisada foi levada para o zoológico de Goiânia. Segundo o delegado, ela não consegue mais sobreviver no meio ambiente por ter sido criada em cativeiro e, por ser uma espécie rara, o que causaria um desequilíbrio ambiental.
Píton
Com cerca de 28 espécies, a cobra píton é uma das cinco maiores serpentes do mundo, há relatos de animais com até 10 metros de comprimento. No entanto, não é venenosa.
A serpente vive na África, na Austrália, no sul e no sudoeste da Ásia e nas ilhas do Pacífico. As pítons são constritoras, ou seja, elas matam as presas se enrolando nelas e apertando-as até que morram.