metropoles.com

Vídeo: píton albina estava na piscina de festa antes do resgate em GO

Segundo a polícia, as imagens foram gravadas cerca de 15 dias antes do resgate do animal; delegado aponta para maus-tratos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/PCGO
goias píton albina
1 de 1 goias píton albina - Foto: Divulgação/PCGO

Goiânia – Um vídeo registrou a cobra píton albina dentro de uma piscina durante uma festa na casa em que foi resgatada, em Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital goiana, no mês passado. Segundo o titular da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), Luziano de Carvalho, as imagens foram feitas cerca de 15 dias antes do resgate do animal.

Veja o vídeo:

Nesta segunda-feira (5/7), o dono da residência onde a cobra foi encontrada foi indiciado por maus-tratos e por introduzir espécie animal no país sem parecer técnico, o que caracteriza tráfico, de acordo com a polícia.

A cobra, que tem mais de dois metros de comprimento e não é originária do Brasil, foi resgatada no último dia 10/6 pelo Corpo de Bombeiros, em uma residência.

“O vídeo mostra o autor em um momento de festa na piscina em sua casa com muitos amigos manuseando e causando um estresse nessa cobra. O cloro também causa irritações. Tudo isso caracteriza maus-tratos”, disse o delegado ao portal G1.

Se condenado, o homem pode pegar até dois anos de reclusão e pagar uma multa equivalente a até 360 salários mínimos. Ainda segundo Luziano de Carvalho, ele também foi multado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em R$ 3,7 mil.

4 imagens
A cobra, que tem mais de dois metros de comprimento, foi levada para o zoológico de Goiânia
Cobra píton tem cerca de 3m, no entanto, ainda não se sabe como a cobra foi parar na residência
Animal foi resgatado dentro de uma residência em Aparecida de Goiânia
1 de 4

Segundo o delegado, as imagens foram feitas cerca de 15 dias antes do resgate do animal

Divulgação/PCGO
2 de 4

A cobra, que tem mais de dois metros de comprimento, foi levada para o zoológico de Goiânia

Divulgação/PCGO
3 de 4

Cobra píton tem cerca de 3m, no entanto, ainda não se sabe como a cobra foi parar na residência

Divulgação/Corpo de Bombeiros
4 de 4

Animal foi resgatado dentro de uma residência em Aparecida de Goiânia

Divulgação/Corpo de Bombeiros
Resgate

A cobra foi resgatada após uma moradora ver o animal e acionar o Corpo de Bombeiros. O caso ocorreu no setor Aeroporto Sul, em Aparecida de Goiânia.

Inicialmente, a píton albina foi encaminhada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde recebeu cuidados. No entanto, após ser analisada foi levada para o zoológico de Goiânia. Segundo o delegado, ela não consegue mais sobreviver no meio ambiente por ter sido criada em cativeiro e, por ser uma espécie rara, o que causaria um desequilíbrio ambiental.

Píton

Com cerca de 28 espécies, a cobra píton é uma das cinco maiores serpentes do mundo, há relatos de animais com até 10 metros de comprimento. No entanto, não é venenosa.

A serpente vive na África, na Austrália, no sul e no sudoeste da Ásia e nas ilhas do Pacífico. As pítons são constritoras, ou seja, elas matam as presas se enrolando nelas e apertando-as até que morram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?