metropoles.com

Vídeo: PF faz ação no Maranhão contra trabalho escravo em carvoarias

A operação “Sem Descanso” iniciou após o resgate de 11 trabalhadores em situação análoga à escravidão em carvoarias daquele estado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/redes sociais
Polícia Federal
1 de 1 Polícia Federal - Foto: Reprodução/redes sociais

A Polícia Federal cumpriu três mandados de busca e apreensão na cidade de Grajaú, município do Maranhão, nesta terça-feira (26/4), contra os suspeitos de participação em grupo criminoso que mantinha pessoas em situação análoga à escravidão.

A operação “Sem Descanso” investiga a condição de 11 trabalhadores resgatados, em julho de 2021, que eram submetidos a jornadas exaustivas em carvoarias na cidade de Mirador, a 320 km de Grajaú.

As vítimas eram obrigadas a trabalhar de domingo a domingo, sem direito a intervalos mínimos entre as jornadas de trabalho.

Segundo as informações dos investigadores, os trabalhadores tinham direito apenas a um descanso a cada 40 dias, quando recebiam o pagamento “mensal” e ganhavam cinco dias de folga.

Veja imagens da operação “Sem Descanso”:

Os carbonizadores eram forçados a jornadas de 24 horas em situação de insalubridade, trabalhando inclusive durante toda a madrugada. Cada unidade produtora de carvão contava com apenas uma cozinheira, que era responsável pelo preparo da comida para cerca de 25 trabalhadores, pela limpeza e higienização do local e dos alojamentos.

A operação desta terça apreendeu computadores, mídias e materiais ligados aos investigados por manterem os trabalhadores em situação análoga à escravidão. A Polícia investiga se há outras vítimas do grupo criminoso.

De acordo com a PF, os suspeitos poderão responder por crimes que valem pena de até 8 anos de reclusão.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?