metropoles.com

Vídeo: pela 1ª vez, Lula chama o grupo Hamas de terrorista

A posição seguida pelo Itamaraty era de tratar como terrorista apenas os grupos reconhecidos como tal pelas Nações Unidas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/Reprodução
imagem colorida mostra presidente Lula
1 de 1 imagem colorida mostra presidente Lula - Foto: Ricardo Stuckert/Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou o grupo extremista Hamas, da Palestina, de “terrorista” pela primeira vez. O discurso ocorreu nesta sexta-feira (20/10).

Lula disse ter lembrado das 1,5 mil crianças mortas na Faixa de Gaza, pelo “ato de loucura” e “terrorismo” do Hamas, durante a guerra reiniciada entre o grupo e Israel em 7 de outubro. O mandatário lamentou as vidas perdidas e novamente falou sobre a necessidade de paz.

“Crianças que não pediram para o Hamas fazer o ato de loucura que fez, de terrorismo, atacando Israel. Mas também não pediram que Israel reagisse de forma insana e matasse eles”, afirmou.

O presidente chegou a falar em “ataques terroristas” quando o conflito se reiniciou, mas nunca havia ligado os atos nominalmente ao grupo extremista.

Veja o vídeo completo aqui.

Na semana passada, o Itamaraty explicou que o governo brasileiro não taxava o Hamas como terrorista, porque seguia as diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o tema.

“No tocante à qualificação de entidades como terroristas, o Brasil aplica as determinações feitas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, órgão encarregado de velar pela paz e pela segurança internacionais, nos termos do artigo 24 da Carta da ONU.”

Segundo a política brasileira, apenas o Conselho de Segurança da ONU tem autoridade e legitimidade para designar um grupo como organização terrorista. Por exemplo, Estado Islâmico, Al Qaeda e Boko Haram são considerados como tal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?