Vídeo: orações comovem pacientes e funcionários de hospital de Goiás
Familiares e pessoas que passavam pelo Hospital de Campanha para Enfrentamento ao Coronavírus se reuniram em frente à unidade, em Goiânia
atualizado
Compartilhar notícia
Uma manifestação de fé emocionou pacientes e funcionários do Hospital de Campanha para Enfrentamento ao Coronavírus (HCamp), em Goiânia (GO). A unidade, referência no tratamento da Covid-19 em Goiás, foi cercada por familiares e pessoas que passavam pelo local em uma rede de oração.
A corrente de oração ocorreu na noite desse sábado (13/3). O Hcamp está com 100% de taxa de ocupação das UTIs e de 97,44% nas enfermarias.
Veja o vídeo:
Segundo a assessoria de Imprensa do HCamp, é comum familiares de pessoas internadas realizarem orações no local. No entanto, esta foi a primeira vez que houve uma mobilização pelos pacientes e profissionais de saúde que trabalham no hospital.
Ainda de acordo com a assessoria, várias pessoas que passavam pelo local desceram dos carros e se juntaram à rede de oração pelas pessoas acometidas pela Covid-19.
Situação de calamidade
O estado de Goiás enfrenta o pior momento da pandemia de coronavírus. De acordo com o painel on-line da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), atualizado em tempo real, a taxa de ocupação de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para a Covid-19 nos hospitais estaduais está em 96,23%. Do total de 451 leitos, apenas 17 estão disponíveis.
Na rede privada, a situação também está crítica. De acordo com a Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg), em alguns momentos, unidades estão suspendendo temporariamente o atendimento no pronto-socorro por incapacidade de receber novos pacientes com Covid-19.
De acordo com a entidade, faltam profissionais, equipamentos e insumos para garantir o atendimento das pessoas. “A rede hospital está fazendo o possível, mas a população precisa continuar se cuidando para evitar novos casos”, alerta a associação.
Desde o início da pandemia, há cerca de um ano, 9.572 pessoas morreram de Covid-19 em Goiás.