Vídeo: onça-pintada captura e arrasta boto para devorá-lo em barranco
Onça-pintada puxa o boto para um barranco e começa a devorar o animal aquático. Vídeo foi divulgado pelo biólogo Leandro Silveira
atualizado
Compartilhar notícia
Uma onça-pintada foi flagrada ao capturar um boto e arrastá-lo para fora da água do Rio Araguaia. As imagens foram publicadas neste domingo (7/7) pelo biólogo Leandro Silveira, fundador do Instituto Onça-Pintada.
Assista:
Na cena, o felino puxa o animal aquático para um barranco e começa a devorá-lo. As imagens impressionantes chamaram a atenção nas redes sociais e, em apenas quatro horas de publicação, o vídeo já tinha mais de 20 mil curtidas no Instagram.
Um dos maiores predadores do Brasil, a onça-pintada já foi flagrada entrando na água para capturar outros animais. Em fevereiro deste ano, o Metrópoles mostrou o vídeo de um casal espanhol que registrou o momento em que o felino mergulha para caçar um jacaré. A cena ocorreu no Mato Grosso. O video chegou a 10 milhões de visualizações.
Em outro registro também é possível ver quando uma onça-pintada abocanha um jacaré pelo pescoço. Em apenas uma mordida, ela imobiliza o réptil e o leva para o meio do mato. O vídeo foi divulgado no X (antigo Twitter) e não tem registro de lugar e data. Veja:
Registro simplesmente SURREAL da nossa onça-pintada caçando um jacaré com extrema eficiência!
Respeitem a Rainha das Américas! pic.twitter.com/VomuXSvfhC
— Fernanda Rennó (@Fernanda_Renno) March 30, 2022
Instituto
O Instituto Onça-Pintada é uma ONG dedicada a promover a conservação da espécie, tem sede em Goiás e desenvolve pesquisas na Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Mata Atlântica.
Em agosto de 2022, o instituto chegou a ser multado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) por suposta negligência.
Em dezembro do mesmo ano, no entanto, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) suspendeu as três multas ao concluir que a medida seria mais danosa aos animais do que manter a punição.