Vídeo mostra PMs de Goiás agredindo jovem negro com chutes e socos em Valparaíso
Agente chutou e desferiu ao menos dois socos contra o jovem. PMGO foi procurada, mas disse que ainda buscava informações sobre o episódio
atualizado
Compartilhar notícia
Dois policiais militares foram flagrados em uma ação agressiva, na manhã desta terça-feira (5/1), no bairro Cidade Jardins, em Valparaíso de Goiás (GO), contra um jovem negro, que acabou sendo levado na viatura.
Um dos policiais chega a enforcar o rapaz, de camiseta preta, bermuda e chinelo. Em seguida, após o homem ser derrubado, o agente espreme o pescoço dele ao chão e ameaça agredi-lo com um soco. Um tapa é desferido.
“Isso é abuso de autoridade, estão estrangulando o cara bem ali, atrás do carro”, relata uma testemunha, em vídeo enviado ao Metrópoles. “Estão com o joelho no pescoço dele. E o cara não reagiu”, prossegue.
Após a abordagem, o rapaz é levado algemado para o porta-malas da viatura da Polícia Militar, mas resiste. O agente, então, desfere ao menos dois socos, além de vários chutes. Toda a ação dura cerca de oito minutos. Veja (o relato da testemunha foi retirado do vídeo para preservar a identidade dela):
A testemunha que filmou a abordagem conta que os militares foram acionados pois o jovem teria derrubado uma motocicleta. Segundo ela, os agentes iniciaram a ação logo após o rapaz apresentar os documentos.
“Quando o policial olha o documento, já começa a agredir o rapaz do nada, e o outro policial acompanha”, conta. “Só entregou a identidade, viram que era maior de idade, e começaram a agredir ele”, detalha.
A ação é acompanhada por dois homens – um deles seria o dono da motocicleta derrubada – e duas mulheres.
Uma outra testemunha disse que o jovem ameaçou, à faca, uma família que mora próxima ao local. Segundo ela, o jovem também “destruiu” o prédio dela e a cobertura do carro de um dos moradores.
Por fim, disse que os policiais a atenderam perfeitamente. Ela relatou também que o suspeito não apresentou a identificação dele, ao contrário do relato feito pela outra testemunha: “Ele jogou [a identificação] na cara do policial e amassou na mão, deu uma cabeçada no rosto do policial e chutou os policiais”.
Ao Metrópoles, a assessoria de imprensa da Polícia Militar de Goiás (PMGO) informou que os agentes foram solicitados para atender uma ocorrência de natureza “Vias de Fato”, onde um dos envolvidos estaria muito agressivo, e, segundo a solicitante, havia agredido pessoas e quebrado móveis do apartamento.
“Ao chegar ao local esse indivíduo teria desacatado os policiais militares e resistido a prisão, sendo necessário o uso progressivo da força para realizar sua imobilização. Após ter sido contido, o indivíduo foi encaminhado ao Ciops, juntamente com a solicitante e os envolvidos para procedimentos legais cabíveis”, explicou.
Ainda de acordo como o Registro da Ocorrência, o detido foi autuado em flagrante delito, pelos crimes previstos nos artigos 129 CPB (lesão corporal), 147 CPB (ameaça) e no 329 CPB (opor-se à execução de ato legal).
Por fim, a Polícia Militar de Goiás ressaltou que, por meio da corregedoria, instaurou procedimento para apurar o caso e “está à disposição 24hs por dia, para receber denúncias e realizar as devidas apurações conforme as legislações vigentes”.