Vídeo mostra Lula indignado com depredação do Planalto em 8/1; assista
Novas imagens divulgadas pelo GSI mostram o momento em que Lula chega ao Planalto e encontra situação deixada por golpistas
atualizado
Compartilhar notícia
As novas imagens divulgadas pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República mostram o momento em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chega ao Palácio do Planalto e encontra o local destruído por golpistas no dia 8 de janeiro.
Os manifestantes abriram uma mangueira de incêndio e sujaram todo o andar onde fica a sala da Presidência. Confira:
Além de Lula, as novas imagens mostram o momento em que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, conversa exaltado com José Múcio, da Defesa.
Nas imagens, às quais o Metrópoles teve acesso, capturadas pelo circuito interno do prédio, é possível ver integrantes do primeiro escalão do governo gesticulando e discutindo. O GSI disponibilizou mais de 200 horas de gravações dos atos golpistas.
Crise no GSI
Na última quarta-feira (19/4), a emissora CNN divulgou o momento em que o então ministro do GSI Gonçalves Dias chega à sede do Executivo para acompanhar a retirada dos manifestantes antidemocratas.
Após a divulgação das imagens, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o GSI envie para a Corte todos os vídeos do sistema de segurança capturados durante a invasão de bolsonaristas no dia 8 de janeiro.