Vídeo: moradora impede entregador de subir em elevador no Rio
Tal ação da moradora é proibida por lei na cidade do Rio de Janeiro. O caso com entregador ocorreu em Jacarepaguá
atualizado
Compartilhar notícia
Uma moradora de um condomínio em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro, impediu um entregador de subir no mesmo elevador que ela, o que é proibido por lei. O caso foi registrado como injúria por preconceito.
No vídeo, é possível ver a dona da residência, conhecida como Cláudia, bloqueando a entrada do elevador e insistindo que João Eduardo Silva de Jesus pegasse o elevador “de serviço”.
Segundo relatos, o rapaz fazia a última entrega do dia. Ele estava no prédio para entregar fardos de água mineral para um morador do condomínio.
Confira trechos do diálogo:
- Cláudia: “Você não vai subir aqui, não”
- João: “Por que não vou subir?
- Cláudia: “Pela sua ousadia”
- João: “Me diz onde está a ousadia. Não existe elevador de serviço”
Veja:
Ação de moradora é proibida por lei
Desde julho, a capital fluminense tem uma legislação (Lei n° 7.957/2023) que proíbe a distinção dos elevadores por nome de “social” e “de serviço”, exceto para os elevadores de carga.
“Fica vedada qualquer forma de discriminação em virtude de raça, sexo, cor, origem, condição social, idade, porte ou presença de deficiência e doença não contagiosa por contato social no acesso aos elevadores existentes no Município do Rio de Janeiro”, diz trecho da lei.
Durante a discussão, algumas pessoas tentaram ajudar o entregador, que pediu para chamar o porteiro. Porém, a moradora continuou nervosa e até chegou a xingar duas mulheres que visitavam o prédio.
A confusão só chegou ao fim quando o porteiro pediu para que o entregador saísse do elevador para evitar desgastes. Ele contou com a ajuda para tirar os fardos de água do local.