metropoles.com

Vídeo: Marinha resgata indígenas que foram atacados em terra Yanomami

Ataque deixou uma criança morta e outras cinco pessoas feridas. A agressão contra os indígenas aconteceu na comunidade Parima

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Foto colorida de resgate de indígenas Yanomami - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de resgate de indígenas Yanomami - Metrópoles - Foto: Reprodução

Imagens divulgadas nesta terça-feira (4/7) pelo Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (DSEI-Y) mostram o resgate e os primeiros atendimentos médicos a indígenas feridos após um ataque a tiros na terra Yanomami.

Uma criança morreu e outros cinco indígenas ficaram feridos durante ataque à comunidade Parima, dentro da terra Yanomami, nessa segunda-feira (3/7). Confira o momento do resgate:

A Secretaria de Saúde estadual informou que quatro indígenas foram encaminhados para o Hospital Geral de Roraima (HGR). Entre os feridos estão duas adolescentes, com idade entre 13 e 16 anos, uma mulher de 24 anos e um homem de 45 anos. Os pacientes apresentaram ferimentos produzidos por arma de fogo, mas estão com quadro clínico estável.

Além disso, o governo de Roraima destacou que até o momento a Polícia Civil ainda não foi acionada para realizar a remoção dos corpos que estão dentro da terra Yanomami.

Uma criança de 5 anos deu entrada no Hospital da Criança Santo Antônio, em Boa Vista, e apresenta quadro de saúde estável.

Ataques na terra Yanomami

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou que os ministros estão trabalhando em conjunto para garantir a assistência adequada aos indígenas feridos durante ataque a tiros dessa segunda.

Os feridos foram transferidos para Surucucu e Boa Vista, em aeronaves da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira (FAB).

A região é um alvo frequente de garimpeiros ilegais. Desde o início do ano os ministérios da Saúde, dos Povos Indígenas, Meio Ambiente, da Defesa e da Justiça e Segurança Pública e do Meio Ambiente tem atuado para tentar recuperar a região degradada pela exploração de minérios.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?