Vídeo: mar avança e derruba casa de praia em Sergipe
Residência utilizada para aluguel e realização de eventos na Praia do Saco, em Sergipe, teve parte “engolida” pelo mar
atualizado
Compartilhar notícia
Parte de uma casa de praia foi derrubada pelo mar na Praia do Saco, em Estância (SE), cidade que fica a 70 km de Aracaju. O caso ocorreu nessa terça-feira (20/8), após a maré subir rapidamente e bater contra o barranco onde a residência foi construída.
Moradores da região registraram o momento da destruição em fotos e vídeos. A parte frontal, onde ficava o jardim e a área de eventos da casa, foi toda engolida pela água.
De acordo com testemunhas, a residência está no local há muitos anos e é conhecida por ser utilizada para aluguel e realização de festas. Com o avanço contínuo no mar, não só ela, mas outras propriedades da região estão sob ameaça.
Veja o vídeo do mar invadindo a casa:
Problema antigo
Moradores da Praia do Saco reclamam há algum tempo sobre o avanço da maré em direção às casas. Há 10 anos, segundo eles, a faixa de areia ficava a cerca de 800 metros. O que se vê, agora, é a água invadindo as propriedades.
Eles pedem que seja feito uma espécie de muro de contenção, o que não é permitido, ambientalmente falando. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) de Sergipe diz que está elaborando um plano de ação para mitigar os danos causados.
“Cabe salientar que, em função da complexidade da matéria e das divergências quanto às responsabilidades envolvidas, a questão foi judicializada e está atualmente sob análise do Poder Judiciário. Enquanto a decisão judicial é aguardada, a gestão trabalha com especialistas ambientais, organizações não-governamentais e a comunidade local para identificar e implementar as melhores práticas para a proteção e revitalização da costa sergipana”, informa o órgão.