Vídeo: Mãe Bernadete denunciou violência no quilombo a Rosa Weber
A ialorixá Mãe Bernadete foi assassinada a tiros em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (BA), na noite de quinta-feira (17/8)
atualizado
Compartilhar notícia
A ialorixá Mãe Bernadete, assassinada a tiros em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (BA), já havia feito alerta às autoridades sobre a violência vivenciada no Quilombo Pitanga dos Palmares. Em julho, durante visita da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Rosa Weber, a líder quilombola relatou as inseguranças e cobrou atuação do poder público.
Durante o encontro, Mãe Bernadete ainda disse que a comunidade vinha sofrendo ameaças, principalmente de fazendeiros e que sua casa estava sendo vigiada por terceiros.
Ela é mãe de Flávio Gabriel Pacífico dos Santos (Binho do Quilombo), liderança quilombola da comunidade Pitanga dos Palmares, também assassinado há seis anos. “Até hoje não sei o resultado do assassinato de meu filho”, lamentou no encontro Quilombo Quingoma, em Lauro de Freitas no dia 26 de julho.
Leia a matéria completa no portal Bahia Notícias, parceiro do Metrópoles.