Vídeo: macaco bugio invade casa e assusta moradores em Goiânia
Animal foi resgatado pelos bombeiros e encaminhado ao Ibama para receber atendimento; não é a primeira ocorrência do tipo na capital goiana
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Um macaco bugio, também conhecido como guariba, com cerca de um metro de altura, foi capturado nesta quinta-feira (16/9) em uma residência no Setor Jaó, bairro nobre da capital goiana. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, moradores relataram que o animal estava passeando pelos quintais das casas e assustando os residentes.
Veja o vídeo:
De acordo com a corporação, foi necessário o auxílio da vizinhança para localizar o macaco. A captura foi orientada por veterinária da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) de Goiânia. O animal foi colocado em uma gaiola e encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) para receber atendimento.
A ocorrência com esse tipo de animal tem se tornado muito comum em Goiânia este ano. É o terceiro caso de um bugio localizado e resgatado em plena área urbana da capital. Por ter um porte grande, a presença bicho sempre assusta bastante as pessoas.
Os biólogos alertam que, em caso de encontro com esse tipo de mamífero, a pessoa deve evitar o contato. A recomendação é sempre buscar o apoio do Corpo de Bombeiros ou órgãos ambientais para fazer o resgate. Recentemente, uma criança de três anos foi atacada e mordida por um macaco-prego no Parque Areião, em Goiânia.
Bugio
O macaco bugio, também conhecido como guariba em algumas regiões, pode ser encontrado no Brasil, desde o sul da Bahia até Rio Grande do Sul, geralmente sempre próximo a regiões florestais. No exterior é visto ao norte da Argentina, na região de Misiones. Alguns estudos indicam a presença do grupo no México e até mesmo na região de savana.
Seu comprimento pode variar entre 30 cm e 1 m e sua pelagem consiste em tons de preto, marrom e ruivo. Durante o deslocamento utilizam a cauda preênsil para auxiliar, andam de forma vagarosa e utilizam metade do seu dia para o repouso. Sua característica mais marcante é o som emitido pelos machos que pode ser escutado a longas distâncias.