metropoles.com

Vídeo: Lula se emociona ao ceder discurso para Marina Silva na COP28

Presidente Lula iria discursar em painel sobre florestas, na COP28, mas decidiu passar a palavra para ministra, nascida na Amazônia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
imagem colorida lula emocionado com marina em palco - metrópoles
1 de 1 imagem colorida lula emocionado com marina em palco - metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/PR

Enviada especial a Dubai* – Convidado a discursar em evento sobre proteção das florestas durante a Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP28), neste sábado (2/12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu quebrar o protocolo e passou a palavra para a ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva.

Sob os olhares da comunidade internacional reunida na conferência do clima, Lula se emocionou e fez uma homenagem à ministra, que nasceu em um estado amazônico. Marina é do seringal Bagaço, cidade a 70 km da capital Rio Branco, no Acre.

“Precisamos de 28 edições da COP para que, pela primeira vez, a floresta viesse falar por si só. Eu não poderia utilizar a palavra sobre a floresta, se eu tenho no meu governo uma pessoa da floresta. A Marina nasceu na floresta, se alfabetizou aos 16 anos”, declarou o petista, emocionado.

“Eu acho que é justo que, para falar da floresta, ao invés de falar o presidente, que é de um estado que não é da floresta, a gente tenha que ouvir ela, que é a responsável pelo sucesso da política de preservação ambiental que nós estamos fazendo no Brasil”, seguiu.

Veja o vídeo:

Nessa sexta-feira (1º/12), o governo brasileiro lançou na COP28 uma proposta para ampliar o financiamento destinado à proteção das florestas. A iniciativa prevê a criação de um fundo para captar investimentos a partir do número de hectares preservados.

A proposta é incentivar a conservação das florestas a partir do pagamento do serviço prestado à comunidade internacional. O fundo, no entanto, foi lançado em fase preliminar durante a conferência em Dubai. A expectativa é que ele esteja completamente estruturado na COP30, sediada em Belém (AM).

3 imagens
Mais cedo, ele conversou com a sociedade civil sobre planos do governo
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, faz um discurso na cerimônia de abertura da Cúpula Mundial de Ação Climática durante a COP28, em Dubai
1 de 3

Lula passou palavra para Marina em evento sobre florestas

Ricardo Stuckert/PR
2 de 3

Mais cedo, ele conversou com a sociedade civil sobre planos do governo

Ricardo Stuckert/PR
3 de 3

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, faz um discurso na cerimônia de abertura da Cúpula Mundial de Ação Climática durante a COP28, em Dubai

Chris Jackson/Getty Images

Durante a fala, Marina exaltou os esforços do governo federal em proteger as florestas, povos originários e a biodiversidade. “Tudo que está acontecendo no Brasil é graças ao compromisso [de Lula] com a democracia, com o combate à desigualdade e com a proteção do meio ambiente e a mudança do clima”.

Clique aqui para assistir ao discurso da ministra na íntegra.

*Repórter viajou a convite do Instituto Clima e Sociedade

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?