Vídeo: Lula encontra Seleção Feminina de futebol antes do jogão contra o Chile em Brasília
Seleção Feminina de futebol faz treino antes de enfrentar o Chile no domingo (2/7), em último amistoso antes da Copa do Mundo
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumprimentou a Seleção Brasileira de futebol feminino em Brasília, na tarde deste sábado (1º/7). Ele estava acompanhado pela primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja, e pelas ministras Ana Moser (Esporte), Cida Gonçalves (Mulheres) e Anielle Franco (Igualdade Racial), além de Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral). Ednaldo Rodrigues, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), também esteve ao lado do petista.
A Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília, recebe Brasil e Chile, no domingo (2/7), em evento realizado pelo Metrópoles Sports. A equipe faz seu último treino neste sábado antes da partida, que será o último amistoso antes da Copa do Mundo Feminina, que começa em julho na Austrália e Nova Zelândia.
Veja aqui Lula no gramado do Mané Garrincha com a Seleção Feminina.
Lula e Janja ganharam camisas da Seleção. O presidente recebeu uma camiseta preta da campanha antirracismo com o nome do jogador brasileiro Vini Jr., que sofreu violência racial na Espanha recentemente e se tornou símbolo do combate ao racismo no futebol, além da tradicional camiseta amarela.
Além de desejar boa sorte às atletas, Lula enalteceu as iniciativas da CBF em prol do futebol feminino, que, segundo o presidente, deve ter a mesma importância do masculino e brincou com a técnica sueca Pia Sundhage, que não fala português. “Ela (Pia) ainda vai aprender a falar em português para brigar no vestiário com vocês em português, não precisa ter intérprete”, disse ele.
“Segunda-feira eu assino uma lei que sobre salário igual entre mulheres e homens, porque a disparidade é muito grande em todas as atividades humanas e no esporte eu não preciso nem falar da diferença salarial que existe”, emendou.
“Eu sonho que um dia o futebol feminino possa lotar os estádios como o futebol masculino, é um trabalho de politização da sociedade, é um trabalho de divulgação”, continuou.
Sobre os vetos à Lei Geral do Esporte, Lula disse: “Eu sei que tem problemas. Nós vamos tentar fazer os acordos necessários”. A insatisfação com os vetos tem gerado pressão sobre a ministra do Esporte. Integrantes de partidos do Centrão pressionam por sua substiuição.
Lula foi recepcionado às 16h por Ednaldo Rodrigues, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e desejou boa sorte para o elenco da Seleção na disputa da Copa do Mundo.
Além das atletas, o petista conversou com a técnica sueca Pia Sundhage.