metropoles.com

Vídeo: Lula diz que Fávaro foi desconvidado da Agrishow por “fascistas”

Lula também chamou de “maus-caracteres de São Paulo” os responsáveis pelo evento, que preferiram receber Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Imagem colorida do presidente Lula com terno azul gesticulando com mão esquerda - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do presidente Lula com terno azul gesticulando com mão esquerda - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou um discurso na Bahia, nesta quinta-feira (11/5), para mostrar sua irritação com o episódio em que o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, foi “desconvidado” da maior feira do agronegócio no país, a Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), que acabou recebendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Lula disse ter aceitado convite para outra feira do setor, a Bahia Farm Show, “só para fazer inveja aos maus-caracteres de São Paulo que não deixaram meu ministro participar”.

“Meu ministro da Agricultura, que é uma pessoa fantástica, é do agronegócio. Ele não é pequeno produtor, não, é grande produtor. E tem a famosa feira da agricultura lá em Ribeirão Preto, que alguns fascistas, alguns negacionistas não quiseram que ele fosse à feira. Desconvidaram o meu ministro”, reclamou Lula.

“E eu falei para o Fávaro: ‘Não fique nervoso, não perca a cabeça, porque a agricultura brasileira não é só isso’. E chego aqui à Bahia e encontro os companheiros do agronegócio me entregando um convite para vir na segunda feira mais importante do país. E quero dizer que venho nessa feira só para fazer inveja aos maus-caracteres de São Paulo que não deixaram meu ministro participar”, completou o presidente.

Veja:

Lula discursou durante o lançamento de ação para que cidadãos opinem sobre prioridades do governo, que teve a primeira plenária estadual em Salvador (BA), nesta quinta.

Polêmica da Agrishow

Patrocinada pelo governo federal e pelo Banco do Brasil, que é estatal, a Agrishow é a maior feira do setor no Brasil e costuma ter uma cerimônia de abertura prestigiada por autoridades federais, estaduais e municipais.

Neste ano, porém, o ex-presidente Jair Bolsonaro, que tem muito apoio entre os empresários do agro, foi convidado, e organizadores da feira, que ocorreu no começo de maio, ligaram para Fávaro falando sobre um possível constrangimento e sugerindo que ele fosse ao evento em outro dia. O ministro, porém, não aceitou, e a crise escalou, com cancelamento de patrocínio e até da cerimônia de abertura.

Ainda assim, Bolsonaro foi ao evento, acompanhando o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e teve palco para criticar o MST e a demarcação de terras indígenas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?