Vídeo. Lula chora ao lembrar da morte de esposa em hospital: “Descaso”
Cumprindo agenda no Rio Grande do Sul, Lula falou sobre a morte da primeira esposa e do filho, em um hospital, em 1971
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou da inauguração do Centro de Oncologia e Hematologia do Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre, na tarde desta sexta-feira (16/8).
Durante discurso, o chefe do Executivo se emocionou ao falar da perda da primeira esposa, Maria de Lourdes da Silva, e do filho, que morreram em um hospital em 1971.
“Quando eu cheguei no hospital-modelo, 8h da manhã, eu senti uma inquietação. Enfermeira passava por mim, não falava nada, e eu querendo saber da minha mulher. Daqui a pouco veio uma ‘chefona lá’ e veio falar para mim — eu pensando que ia poder entrar no quarto e entregar a roupa [da criança] — ela veio me dizer que tinha morrido a mulher e a criança”, lembrou Lula.
Chorando, o titular do Planalto afirmou que as mortes aconteceram por “descaso”.
“Isso foi a primeira certeza que eu tinha que nesse país as pessoas não são tratadas em igualdade de condições. Eu tinha certeza que ela tinha morrido por descaso. Eu tinha certeza que ela não tinha tido um tratamento. Porque, normalmente, as pessoas não tratam bem dependendo do jeito da pessoa”, completou.
Veja a declaração: