metropoles.com

Vídeo: lobo-guará é encontrado pela 1ª vez em área costeira do Rio

Apesar de ser mais encontrado mais ao centro do país, em áreas de Cerrado, o animal tinha distribuição geográfica original em vários biomas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
rj lobo guara marica
1 de 1 rj lobo guara marica - Foto: Reprodução

Em estado de vulnerabilidade para extinção, um lobo-guará foi flagrado circulando em uma fazenda próximo de criações de ovelhas e vacas no bairro de Cassorotiba, em Maricá (RJ). É a primeira vez que a espécie é vista em toda a zona costeira da região metropolitana do Rio de Janeiro.

O registro em vídeo foi feito pelo produtor rural João Marcelo Nahoum, de 47 anos, no último domingo (11/9), a uma distância estimada de 50 metros. Pelas imagens, é possível ver o animal caçando e se alimentando numa área de mata da propriedade.

Veja o vídeo:

 

Em razão do flagrante, a Secretaria de Cidade Sustentável do município incluiu a região no Programa de Monitoramento da Fauna e passará a acompanhar o animal por câmeras, assim como já ocorre com uma onça parda, cachorros do mato e quatis, que já foram vistos em uma área de preservação ambiental do bairro Espraiado.

De acordo com o subsecretário de Cidade Sustentável de Maricá, Guilherme Motta, esse mamífero se alimenta de pequenos animais, como roedores e aves, e não tem o hábito de atacar ovelhas e vacas. Essa é a primeira vez que um lobo-guará é visto em uma zona costeira da Região Metropolitana, que inclui os municípios do Rio de Janeiro, Niterói e Maricá.

“Estamos colhendo os frutos do trabalho de monitoramento e preservação das unidades ambientais de Maricá. Primeiro, tivemos o flagrante da onça-parda, e agora, o lobo-guará. Isso valoriza o ecossistema do município”, afirma Guilherme.

Sem ameaça

Segundo Marcelo Nahoum, ao perceber que havia algo acontecendo na fazenda, pensou, no primeiro momento, que havia algum predador, porque os animais estavam assustados. “O rebanho não reduziu, mas os animais estavam assustados. Foi quando vi o lobo comendo um preá. Corri para pegar o celular e fiquei filmando. Ele estava tranquilo, como se já conhecesse o terreno e depois sumiu. Foi uma grande surpresa e estou feliz demais por ter feito esse flagrante”, conta ele.

O pesquisador de mamíferos do Programa de Monitoramento da Fauna de Maricá, Izar Aximoff, aponta que não existe registro de ataque do lobo-guará em humanos. No entanto, as pessoas devem evitar aproximação e também não devem alimentar os animais.

Lobo-guará

O lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), de acordo com avaliação do Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), é considerado um animal que vive em situação vulnerável para extinção.

Ele se alimenta de pequenos animais, como roedores e tatus, além de frutos variados do Cerrado, e conta com uma população total estimada em mais de 23 mil animais, sendo 21 mil no Brasil. É justamente no país onde há a maior população, que o animal corre o risco de desaparecer. Existem registros da presença do lobo-guará também no Paraguai, Argentina e Bolívia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?