Vídeo: lixo espacial lembra cometa e deixa rastro de fogo no céu do RS
Lixo espacial é proveniente de foguete russo lançado no Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão
atualizado
Compartilhar notícia
O lixo espacial proveniente do foguete Soyuz SL-4 RB, lançado pela Rússia no Cazaquistão na quarta-feira (23/8), deixou um rastro de fogo no céu do Rio Grande do Sul (RS), nesta sexta-feira (25/8).
Veja o vídeo registrado pelo Observatório Espacial Heller & Jung:
No vídeo, registrado pelo Observatório Espacial Heller e Jung e publicado nas redes sociais do professor da Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) Carlos Fernando Jung, é possível observar o rastro de fogo cruzando o céu da cidade de Taquara, no Rio Grande do Sul. A Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon) também registrou a passagem do lixo espacial no Vale do Paranhana.
O rastro de fogo, que causou o clarão nos céus, é proveniente da reentrada de um pedaço do foguete que foi lançado pela Rússia e está em órbita. O material é considerado lixo espacial, e ainda não se sabe onde exatamente ele caiu no estado gaúcho.
O lançamento do foguete russo ocorreu no Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. A maior parte dos detritos de lixo espacial que retorna à atmosfera terrestre é queimada no próprio ar, enquanto cai. Detritos em altitudes superiores a 36 mil quilômetros podem continuar a rodear o planeta durante centenas ou milhares de anos, de acordo com o Metsul.