Vídeo. Janja dança carimbó com indígenas Suraras do Tapajós
Presidente Lula e Janja estão no Pará, por ocasião da Cúpula da Amazônia. Encontro visa promover sustentabilidade na floresta
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, se encontraram nesta segunda-feira (7/8) com a associação Suraras do Tapajós, o primeiro grupo de carimbó de mulheres indígenas do país.
Elas defendem a valorização e o respeito à cultura dos povos originários, além do protagonismo da figura feminina e o combate à violência contra a mulher indígena.
O encontro ocorreu antes do evento de lançamento da Infovia 01, em Santarém (PA), após a visita ao Barco Hospital Escola Abaré, também na cidade paraense. Lula está no estado por ocasião da Cúpula da Amazônia.
A primeira-dama dançou com o grupo. Assista ao vídeo:
Após a agenda, o mandatário brasileiro embarcou para a capital Belém, onde recebe outros chefes de Estado para a programação prevista para terça-feira (8) e quarta (9).
Em outras visitas ao Pará, Janja demonstrou carinho pela dança tradicional do estado, o carimbó, e dançou com o Boi Caprichoso durante evento com Lula em Parintins, na última sexta-feira (4/8).
Viagem ao Norte do País
A comitiva presidencial está na Região Norte do país desde a última sexta (4) para uma viagem de seis dias, que termina com a Cúpula da Amazônia.
O encontro de cúpula dos chefes de Estado começa nesta terça (8), e coloca em pauta discussões voltadas para o desenvolvimento sustentável e ações voltadas para preservação da floresta, com representantes de todos os oito países que abrigam o bioma.
Será a primeira vez em 45 anos que países da região se reúnem. O objetivo é organizar uma proposta comum a ser apresentada aos principais fóruns internacionais que tratam da preservação do meio ambiente e das consequências das mudanças climáticas.
Nesta segunda (7), Lula chegou a Belém, onde teve um encontro com a Secretária-Geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), María Alexandra Moreira López. Em seguida, o mandatário brasileiro se reúne com a presidente do Peru, Dina Boluarte.