metropoles.com

Vídeo: imagens mostram invasão de brasileira ao Capitólio, nos EUA

Letícia Vilhena Ferreira aparece usando um gorro vermelho com a palavra “Trump” e filmando a movimentação com a câmera do celular

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
O FBI investiga o caso
1 de 1 O FBI investiga o caso - Foto: Reprodução

Imagens de câmeras de segurança do Capitólio, edifício-sede do Poder Legislativo dos Estados Unidos, mostram o momento em que a brasileira Letícia Vilhena Ferreira participa da invasão ao prédio ao lado de centenas de pessoas.

O caso ocorreu em janeiro de 2021, após a derrota de Donald Trump nas eleições norte-americanas. A brasileira de 32 anos foi presa na última semana, após acusações do FBI, autoridade investigativa dos EUA.

O vídeo da invasão ao Capitólio foi divulgado pela organização de jornalismo investigativo ProPublica. Nas imagens, é possível ver uma série de pessoas depredando portas e janelas para entrar no edifício.

Letícia aparece usando um gorro vermelho com a palavra “Trump” e filmando a movimentação com a câmera do celular. Depois, ela se afasta do campo de cobertura da câmera e acompanha os demais invasores dentro do prédio. Veja as imagens:

As autoridades americanas informaram que obtiveram acesso a conversas no celular da brasileira nas quais ela reconhece participação na invasão. Um dia após o episódio, Letícia teria escrito: “Você acha que eles vão atrás de todas as pessoas que foram à área do Capitólio?”.

Os investigadores foram até a casa brasileira, na cidade de Indian Head Park, no estado de Illinois, em abril de 2021. De acordo com as autoridades dos EUA, ela teria afirmado que foi a Washington para ver o discurso do então presidente Donald Trump.

Mais de 725 pessoas foram presas e indiciadas por envolvimento na invasão do Capitólio. O FBI informou que, apesar de ter aparecido em vídeos, “Ferreira não parece ter participado de nenhuma agressão aos oficiais”.

3 imagens
A mulher foi flagrada por meio de imagens de câmera de segurança
1 de 3

A brasileira Letícia Vilhena Ferreira foi presa por participar da invasão ao Capitólio, nos Estados Unidos

Redes sociais
2 de 3

A mulher foi flagrada por meio de imagens de câmera de segurança

Divulgação/FBI
3 de 3

Reprodução

Quem é Letícia Vilhena Ferreira

Registros de redes sociais apontam que Letícia é engenheira ambiental. A mulher formou-se pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, em São Paulo, em 2013.

Depois, em 2014, ela foi aos Estados Unidos e fez pós-graduação em gestão de negócios e marketing na Universidade da Califórnia. Após concluir os estudos, atuou como engenheira em desenvolvimento de sistemas de gestão na empresa Crown Holdings.

Até o momento da prisão, Letícia ainda prestava serviços para a mesma organização, mas ocupando o cargo de engenheira de projetos de sustentabilidade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?