Vídeo. Guaíba avança sobre Centro de Porto Alegre e inunda ruas
Prefeito de Porto Alegre pede que população deixe as ruas. Águas do Guaíba podem chegar a 5 metros hoje, medição que seria histórica
atualizado
Compartilhar notícia
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, informou, nesta sexta-feira (3/5), durante uma coletiva, que as águas do Rio Guaíba avançaram sobre o Centro da capital do Rio Grande do Sul. “Estamos sem régua neste momento. Informações de que chega a 4,80m no nível do rio (Guaíba)”, afirmou.
Veja vídeo:
Oficialmente, o nível do Guaíba atingiu 4,50 m, e águas invadiram ruas e rodovias. É o maior nível do Guaíba desde 1941. A comporta do número 14, que faz parte do sistema de contenção de cheias de Porto Alegre, não resistiu e rompeu. “Não conseguimos dimensionar até onde a água pode se estender”, explicou o prefeito.
A Defesa Civil emitiu um alerta de inundação extrema no estado, as condições hidrológicas atuais estão significativamente acima do nível de inundação devido aos volumes extremos de precipitação.
As águas devem aumentar, em destaque os rios Jacuí, Taquari-Antas e Caí.
Confira algumas imagens do Rio Grande do Sul:
As águas avançaram e provocaram alagamentos nas ruas, como trechos da Orla, na Zona Sul, e as avenidas Mauá e Conceição, que dão acesso a capital Porto Alegre. As áreas mais atingidas são Ilhas, zona sul de Porto Alegre, Eldorado do Sul e Guaíba.
Melo informou ainda sobre as doações. “Precisamos de doações, de muitas doações, mas que sejam direcionados para os locais corretos”, afirmou.