Vídeo. Grupo de veados-mateiros é flagrado em reserva ambiental de GO
Imagem de quatro animais juntos foi feita na reserva Legado Verdes do Cerrado, na região norte de Goiás. Local sempre registra fauna
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Um registro incomum de um grupo de veados-mateiros foi feito na reserva ambiental Legado Verdes do Cerrado, localizada em Niquelândia, na região norte de Goiás.
De acordo com a administração do local, é comum ver os animais por lá, no entanto, nem sempre juntos.
O registro compartilhado esta semana pela reserva nas redes sociais foi feito pelo coordenador comercial, Petras Aguiar.
Veja:
Ver esta publicação no Instagram
Reserva ambiental
O Legado Verdes do Cerrado é uma área de 32 mil hectares pertencente à Companhia Brasileira de Alumínio (CBA). O local tem aproximadamente 80% da área composta por Cerrado nativo, onde já foram registrados animais como onça, anta, caititu, veado e cachorro-do-mato.
A reserva ressaltou que o registro desses animais serão base para identificar as espécies que habitam o local e definir ações para preservação da biodiversidade.
Veado-mateiro
O veado-mateiro é o maior cervo de chifre simples, tendo outras duas espécies pertencentes ao mesmo gênero (Mazama gouazoubira e Mazama nana). Normalmente, o animal pesa mais de 40 kg e tem 70 cm de altura. De pelagem avermelhada, com regiões brancas embaixo da cauda, na parte interna dos membros, na região frontal da boca e dentro das orelhas, esses bichos se alimentam de frutos, folhas, flores e fungos. As principais ameaças a esse animal são caça, atropelamentos, doenças transmitidas pelo gado e perda de habitat.
A fêmea costuma ter apenas um filhote, e a gestação dura em torno de sete meses. O único filhote apresenta pintas brancas no dorso, e as manchas somem após atingir um mês de vida. Uma curiosidade: a fêmea pode engravidar enquanto ainda amamenta a cria anterior. O veado-mateiro pode se reproduzir continuamente. De maneira geral, se reproduzem durante a estação mais chuvosa e a fêmea dá à luz no período mais seco.
Vive em florestas tropicais e subtropicais e até em savanas próximas a bordas de floresta. Está presente em todas as formações florestais do país, inclusive em áreas de transição de floresta para o Cerrado.