Vídeo: granizo do tamanho de um ovo é registrado em tempestades no RS
Tempestades com granizo deixaram rastro de destruição em diversas cidades do RS. Em Bento Gonçalves, cerca de 50 residências foram afetadas
atualizado
Compartilhar notícia
Pedras de granizo do tamanho de ovos foram registrados no Rio Grande do Sul durante o temporal que atingiu o estado na noite deste domingo (23/6). Moradores registraram o ocorrido.
Veja:
Em Arroio do Tigre, na região Central, a prefeitura afirma que houve “prejuízo enorme” e estima que “praticamente 90%” da cidade tenha sido atingida. Sobradinho, município vizinho, também registrou transtornos.
Em Bento Gonçalves, região serrana do RS, houve destelhamentos. De acordo com a prefeitura, cerca de 50 residências foram afetadas. Equipes foram acionadas para fazer a limpeza e desobstrução de bocas de lobo, entupidas com folhas e granizo.
Em Campo Bom, o fenômeno foi percebido nos bairros Colina Deuner, Firenze e Jardim do Sol.
Além do granizo
Conforme a Climatempo, nesta segunda-feira (24/6), o sistema de tempestades continua se deslocando pela costa da região, intensificando a chuva nas regiões noroeste, norte e serra. A previsão é de temporais e chuva volumosa, com risco de transtornos significativos.
Ao mesmo tempo, as áreas da fronteira oeste, campanha e sul do estado devem ter o retorno do sol, apesar da variação de nuvens.
Em relação a queda na temperatura, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para o declínio de temperatura em todo o estado até terça-feira (25/6). Na metade norte do RS, o declínio deve ser entre 3ºC e 5ºC. Já na metade sul, o aviso é de um declínio maior que 5ºC.
Frente fria
Ainda segundo a Climatempo, na terça-feira (25/6), a campanha gaúcha pode começar com geada e temperaturas em torno de 4 °C em Bagé. Nas Missões, há previsão de pancadas de chuva a qualquer hora. No norte do estado, o risco de temporais diminui, com possibilidade apenas de garoa ao longo do dia.
Já na quarta-feira (26/6), uma nova área de baixa pressão deve se formar próxima à costa, associada a uma frente fria, trazendo chuva para grande parte do estado gaúcho.
Na quinta-feira (27/6) deve acontecer uma queda significativa nas temperaturas no Rio Grande do Sul com o afastamento da frente fria em direção ao sudeste, quando uma nova massa de ar frio de origem polar ingressa sobre o sul do Brasil.