Vídeos: goiano mostra carros em fuga e postos sem gasolina na Ucrânia
Gabriel Felipe Costa está dirigindo em direção à fronteira para tentar escapar da Ucrânia em meio aos bombardeios da guerra com a Rússia
atualizado
Compartilhar notícia
Em vídeos nas redes sociais, um brasileiro de 25 anos mostra que a Ucrânia sofre com a falta de combustíveis, comida, internet e eletricidade por causa dos bombardeios russos. Goiano, Gabriel Felipe Costa chega, neste sábado (26/2), ao terceiro dia de viagem para tentar sair do país.
“Não sei como estou me sentindo. A gente está tentando ser o mais positivo possível, mas acho que passei as últimas 48 horas mais difíceis da minha vida. A gente agora acabou de passar num lugar, está sem internet, sem eletricidade. É difícil. O cérebro não consegue colocar a palavra guerra e Kiev, a cidade que amo, na mesma frase”, diz ele, em post publicado mais cedo.
“Muito díficil”
Gabriel saiu de Kiev e viaja de carro com uma amiga. Ele segue em direção à Romênia. “Ao mesmo tempo em que estou feliz por estar chegando à fronteira, estou triste porque as pessoas que amo estão lá [em Kiev]. Nunca imaginei que as pessoas que estavam comigo, trabalhando, estariam algum dia pegando arma. É muito difícil imaginar isso”, desabafa.
No caminho, ele também já filmou postos sem combustíveis e a dificuldade para conseguir comida. No vídeo, ele mostra que em um dos pontos só havia diesel. Em outro, o toten estava com todas as placas zeradas, informando que, no local, já não havia mais possibilidade de abastecer. Com fome, eles pararam na conveniência do posto, que ainda vendia café.
“Não tem gasolina, não tem nada”
“Não tem gasolina, não tem nada, mas tem café. Todo mundo respeitando a fila, todo mundo com tranquilidade ainda que alguns produtos estejam faltando em algumas lojas”, disse Gabriel.
A Rússia iniciou uma operação de invasão da Ucrânia na madrugada de quinta-feira (24/2). O presidente Vladmir Putin anunciou uma ação militar e rapidamente ordenou que suas tropas atacassem o território ucraniano.
O goiano relatou momentos de medo que passou em uma das estradas rumo à fronteira. “Quando a gente estava dentro do carro, um caça (avião) passou por cima da estrada. Estávamos passando por uma barricada, pessoas saiam dos carros e se jogavam ao chão’”, contou Gabriel.