metropoles.com

Vídeo: futuro líder do governo Lula é confrontado em aeroporto

Homem abordou o deputado federal na fila de embarque e o questionou sobre as manifestações de bolsonaristas nos QGs e o caso Cabral

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Imagem colorida do líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE)
1 de 1 Imagem colorida do líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE) - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O atual vice-líder do PT e provável futuro líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (CE), foi confrontado no aeroporto de Fortaleza no último domingo (18/12), em voo rumo a Brasília. Enquanto filmava, um homem abordou o parlamentar na fila de embarque e o questionou. O vídeo circula nas redes sociais (veja abaixo).

Primeiramente, Guimãres foi questionado sobre o que achava das manifestações de bolsonaristas em frente a Quarteis-Generais (QGs) do Exército, ao que o petista respondeu: “Faz parte da democracia”.

Em seguida, o homem perguntou sobre a revogação da prisão preventiva do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, que poderá cumprir o resto da pena em prisão domiciliar após decisão da 2ª turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Cabral era o único condenado no âmbito da Operação Lava Jato que ainda estava detido em regime fechado.

“O que o senhor acha de um condenado em três instâncias ser liberado pelo Supremo Tribunal Federal?”, questionou o homem em referência ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Entre os questionamentos e ofensas ao atual vice-líder do PT, o homem ainda se refere a Lula como “ladrão”.

O homem questionou ainda se a decisão do Supremo é “normal” e fez referência ao episódio de 2005 em que um assessor do petista foi flagrado com US$ 100,5 mil nas roupas íntimas, além de R$ 209 mil em uma maleta. Em agosto deste ano, a Justiça do Ceará encerrou o processo.

Veja o vídeo:

 

Reeleito em 2022, Guimarães deverá ser o líder do governo Lula na Câmara dos Deputados a partir de 2023. Atualmente, ele é um dos principais articuladores da PEC da Transição.

Guimarães era um dos cotados para assumir Secretaria de Relações Institucionais (SRI), pasta responsável pela articulação política do governo a ser recriada pelo próximo governo. O posto, no entanto, ficará com o deputado Alexandre Padilha (PT-SP).

A assessoria de imprensa do deputado informou que sua assessoria jurídica busca identificar o homem que questionou e filmou Guimarães. “A assessoria jurídica já está em ação para identificar o agressor e atenta aos perfis que estão difamando a imagem do parlamentar com ataques pessoais e fake news”, informou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?