Vídeo: funcionários da Gol se manifestam contra a empresa em Congonhas
Sindicato da categoria afirma que companhia não tem dialogado com exigências de recomposição salarial dos trabalhadores
atualizado
Compartilhar notícia
Funcionários da Gol Linhas Aéreas fizeram uma manifestação com cartazes no Aeroporto de Congonhas nesta segunda-feira (1º/8), no período da tarde. A categoria protesta contra a suposta falta de negociação da companhia para recomposição salarial.
O movimento foi convocado pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). Em ofício assinado por Henrique Hacklaender Wagner, diretor-presidente da entidade, relata que o “sentimento de insatisfação do grupo foi exposto à empresa, em três reuniões negociais”, mas que “antes mesmo da terceira reunião, a empresa optou pela implementação unilateral de medidas insuficientes para atender aos anseios dos aeronautas.”
Os tripulantes saíram da sede do SNA e caminharam até Congonhas, onde fizeram uma pausa no saguão principal e depois continuaram até a portaria 3 da Gol.
A proposta de recomposição salarial apresentada pelo sindicato pedia reajuste de 8,5% e uma verba indenizatória paga pelo período de um ano. Já a empresa ofereceu que os valores sejam pagos por quatro meses, de R$ 450 para comissários até R$ 2.300 para os comandantes.
O SNA pede uma nova reunião, visto que a empresa teria tomado uma “decisão unilateral de implementar uma política que não atende aos anseios dos tripulantes.”
Veja vídeo do momento:
Empresa se manifesta
Em nota, a Gol Linhas Aéreas explica que a remuneração dos aeronautas “é composta por salário fixo e parte variável atrelada ao número de horas de voo, estando esta última afetada durante a retomada de voos. A Gol estima que em dezembro deste ano sua operação esteja em níveis similares aos de 2019. Até lá, concederá aos seus tripulantes um valor complementar”.
“A Gol respeita todas as manifestações e está aberta ao diálogo, tendo apresentado na última semana, aos seus Colaboradores e ao Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), ações relativas à remuneração dos tripulantes, assim como anunciou um fórum com representantes da tripulação que terá o objetivo de capturar oportunidades que gerem retorno financeiro, e que serão revertidas ao próprio time.”, complementa.