Vídeo: forró com centenas de idosos aglomerados é fechado em Anápolis
Dos 182 estabelecimentos vistoriados na pandemia, segundo a prefeitura, cerca de 20% apresentaram alguma irregularidade
atualizado
Compartilhar notícia
Com maioria absoluta de idosos aglomerados, uma festa de forró com cerca de 300 pessoas foi encerrada no final de semana em um bairro de Anápolis, a 60 quilômetros de Goiânia, região central de Goiás. A Vigilância Sanitária do município divulgou, nesta terça-feira (15/2), detalhes da operação para dispersar as pessoas, realizada em conjunto com a Polícia Militar (PM).
Vídeo obtido pelo Metrópoles mostra centenas de pessoas aglomeradas em um galpão, tomado por um som mecânico em volume alto.
O local é dividido por dois ambientes, conforme mostram as imagens. Em ambos, aparecem pessoas reunidas sem respeitar o distanciamento social.
Veja:
O município é palco de uma série de violações às regras de distanciamento social. Em outra região, a calçada de bar da cidade ficou lotada, no final de semana, com pessoas assistindo a um jogo de futebol. Além disso, jovens também se aglomeraram para consumir narguilé em uma tabacaria, o que está proibido devido ao uso compartilhado.
“As pessoas perderam o medo ou realmente não estão mais ligando para a situação como ela está”, afirma o gerente da Vigilância Sanitária de Anápolis, Gúbio Pereira. De acordo com a prefeitura, cerca de 18 equipes reforçaram a fiscalização da cidade por conta do período de Carnaval.
Dos 182 estabelecimentos vistoriados, segundo a prefeitura, cerca de 20% apresentaram alguma irregularidade. Foram 144 orientações, 17 intimações, 15 autuações, 6 interdições, além de apreensão de produtos.
Respeito a protocolos
O gerente da Vigilância Sanitária explica que as atividades econômicas podem continuar funcionando, desde que sejam respeitados os protocolos de combate à Covid-19.
“Percebemos, por parte de muitos comerciantes, um completo descaso para com a saúde pública e com as normativas em vigor”, destaca o gerente. De acordo com ele, nesses casos, não há o que fazer a não ser aplicar a lei, que prevê medidas como interdição.
De acordo com o gerente, a situação está se agravando no estado, onde a taxa de ocupação de leitos de UTI para pessoas com Covid-19 está acima de 90%. “Por causa desse cenário preocupante, a fiscalização continuará intensificada nos próximos dias”, completa.
Até a tarde desta terça, segundo Informe Epidemiológico, Anápolis confirmou 22.184 casos de infecção por Covid-19, 465 mortes em decorrência da doença, 2.215 pessoas em isolamento e outras 83 internadas com coronavírus.
Muvuca em boate
Outros casos de aglomeração de pessoas contribuem para piorar a situação no estado. Para ter uma ideia, a Justiça interditou uma boate em Mineiros, a 425 quilômetros de Goiânia, no sudoeste goiano, por ter permitido centenas de pessoas formarem “muvuca” em festa de Carnaval. O proprietário, de 59 anos, que não teve a identidade divulgada, foi notificado nesta terça-feira (16/2).
Avanço da pandemia no estado
O estado de Goiás atingiu, na tarde dessa segunda-feira (15/2), 8 mil mortes por Covid-19. A atualização dos números foi feita no painel on-line, criado e atualizado em tempo real pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO).
Como resposta, o governo de Goiás aumentou, no mesmo dia, o número de leitos de UTI na rede estadual de saúde para tratar pacientes com Covid-19.
Apesar da abertura de mais 35 leitos pelo governo, o porcentual de ocupação persiste acima dos 90%. O índice, nessa terça-feira (16/2), está na casa dos 92%, como mostrou o Metrópoles.