Vídeo flagra “Vovózona”, sucuri gigante que se esconde em Bonito (MS)
Imagem da sucuri, que tem entre 6 e 7 metros de comprimento, foi gravada por guia turístico no Mato Grosso do Sul
atualizado
Compartilhar notícia
Uma sucuri gigante foi flagrada por um guia turístico na cidade de Bonito, em Mato Grosso do Sul. O animal estava às margens do Rio Formoso, que corta a região, e tinha entre 6 e 7 metros de comprimento, segundo o guia.
As imagens foram feitas no dia 29 de junho e publicadas por Vilmar Teixeira no YouTube e no Instagram esta semana. No vídeo, é possível ver a cobra se movimentando entre as folhagens.
Vilmar conta que essa não é a primeira vez que encontra com a cobra. “Todo ano ela sai [do esconderijo]”, diz ele. Morador de Bonito, ele conta que já deu até um apelido para a sucuri.
“É a Vovózona”, afirma o guia, que diz reconhecer o animal pelo tamanho e as cicatrizes. Veja:
Há 10 anos, ele grava vídeos das cobras que encontra ao longo do Rio Formoso. “É um registro de consciência ambiental para dizer que tem que preservar. Se preservar, você consegue ver esses animais grandes ainda”.
Vilmar afirma sempre manter distância para fazer os registros e diz que nunca foi atacado.
Segundo o Instituto Butantan, as sucuris são as maiores serpentes do mundo em termos de massa e disputam o recorde de serpente mais longa do planeta com a também gigante píton-malaia (Malayopython reticulatus). Elas não possuem veneno, mas usam da força como principal artifício para caçar.
No Brasil, a mais comum é a sucuri-verde, a Eunectes murinus, retratada na novela Pantanal, da TV Globo