metropoles.com

Vídeo flagra PMs atirando em jovem rendido no Espírito Santo

Cinco PMs no Espírito Santo que participaram da abordagem estão presos e passarão por audiência de custódia. Governador condenou atuação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
imagem de câmera de segurançamostra policial segurando arma e homem encostado em parede no Espírito Santo - Metrópoles
1 de 1 imagem de câmera de segurançamostra policial segurando arma e homem encostado em parede no Espírito Santo - Metrópoles - Foto: Reprodução

Um vídeo de uma câmera de segurança flagrou policiais militares atirando em um homem que estava aparentemente rendido, durante uma abordagem no município de Pedro Canário (ES), no que foi entendido como uma execução. A ocorrência foi confirmada pela Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) nessa quarta-feira (1º/3).

As imagens mostram dois policiais e uma pessoa com as mãos nas costas, o que sugere que ela estava algemada, encostada em uma parede. Um dos policiais caminha para o fim da rua enquanto outro ordena que o detido fique parado em frente a parede, e, então, dá um tiro. A pessoa cai no chão, já morta.

Veja as imagens: 

 

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), condenou a atuação dos policiais. “Recebi imagens de uma aparente execução em abordagem de policiais militares em Pedro Canário que não condizem com o dever da PM. Determinei que sejam tomadas as providências imediatas à apuração do caso”, afirmou.

Veja o post:

Policiais afastados

Segundo afirmou o comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, em coletiva de imprensa, assim que as imagens começaram a circular as redes sociais, os policiais envolvidos na ação foram questionados pelo comandante do 13º Batalhão de São Mateus sobre o que aconteceu.

Como os PMs não esclareceram as circunstâncias do suposto assassinato foram detidos em flagrante no mesmo batalhão e, posteriormente, transferidos para Vitória, capital do estado. Os policiais devem passar por audiência de custódia nesta quinta-feira (2).

Segundo o comandante, ao todo foram cinco policiais envolvidos na abordagem: três soldados e dois cabos, todos presos. Caus condenou a forma como a abordagem foi feita e a adjetivou de “atécnica”.

“Uma vez que ele foi abordado ali, ele deveria ser imobilizado, algemado e conduzido à delegacia, é isso que a técnica preconiza. Fazemos o uso progressivo da força, claro que se a polícia for recebida a tiros ela vai revidar, mas aprendemos que aquele que se entregar será imobilizado e conduzido”, afirmou o comandante-geral.

Ocorrência

Segundo o comandante-geral os cinco policiais foram à região verificar uma denúncia anônima de que dois homens, conhecidos como “Gêmeos”, envolvidos com tráfico de drogas e assassinatos estariam no local. Lá, duas pessoas foram detidas, uma com um simulacro de arma de fogo e outra com uma pistola, a segunda é a que aparece no vídeo.

“Eram, de fatos, os gêmeos da denúncia, que estariam aterrorizando o bairro, mas isso não justifica aquele fato”, afirmou Caus, em referência ao vídeo. A pessoa morta foi identificada como Carlos Eduardo Rebouças Barros, 17 anos. A identidade dos policiais envolvidos foi resguardada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?