Vídeo: Felipe Neto, Barroso e prefeita são “malhados” como Judas em MG
Manifestantes fizeram bonecos para atacar youtuber, ministro do STF e prefeita petista. Presidente Lula também foi alvo. Veja vídeo
atualizado
Compartilhar notícia
Uma manifestação política em Juiz de Fora (MG), com apologia à violência contra personalidades ligadas ao campo da esquerda, está sendo alvo de protestos nas redes sociais neste sábado (8/4). Neste período da Semana Santa, quando várias cidades promovem eventos de “malhação do Judas”, o youtuber Felipe Neto, o ministro do STF Luís Roberto Barroso e a prefeita Margarida Salomão (PT) foram “malhados” na região central da cidade mineira.
O vídeo que mostra bonecos simbolizando o youtuber, o magistrado e a prefeita como “Judas” foi divulgado inicialmente por um perfil satírico da cidade mineira, chamado Juiz de Fora da Depressão.
O caso ganhou engajamento após o próprio Felipe Neto, que tem milhões de seguidores nas redes sociais, reclamar em uma postagem neste sábado: “A cidade de Juiz de Fora acordou com isso. Prestem bastante atenção nos corpos, no que isso sugere…”, escreveu o youtuber.
“Eu não sou político, não sou do STF. Não tenho aparato estatal de segurança. A Polícia Federal não cuida da minha integridade física. Os caras me colocam numa importância máxima que eu nunca quis ter”, escreveu Neto, em outra postagem.
Neto se tornou alvo constante de ataques da militância bolsonarista ao usar sua influência nas redes para fazer críticas ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e, depois disso, ao se posicionar pelo voto no petista Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas últimas eleições, mesmo não tendo um histórico de militância esquerdista.
Lula, aliás, também foi alvo do protesto em Juiz de Fora, mas não como boneco Judas. O presidente foi chamado de ladrão em uma faixa. Veja o registro dessa malhação:
A prefeita Margarida Salomão respondeu a Felipe Neto pelo Twitter. “Posso tranquilizá-lo. O povo de Juiz de Fora não compactua com a violência e o ódio. Nossa gente bem sabe que essa é uma manifestação pública de mediocridade de uns poucos”, escreveu ela, também neste sábado. A você, querido, enfatizo que nossa prefeitura trabalha todos os dias por instituir na cidade uma cultura de paz, esse sim o verdadeiro anseio de nossa população”, completou a prefeita petista.
Ministro-chefe da Secretaria de Comunicação do governo Lula, Paulo Pimenta se solidarizou com os alvos dos manifestantes e chamou o ato de “ataque covarde”. Veja:
Neste momento em que trabalhamos para unir e reconstruir o país, não vamos tolerar que a cultura do ódio continue sendo propagada pelo Brasil através dos mesmos atores que fizeram de tudo para dividir nossa sociedade.
— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) April 8, 2023