metropoles.com

Vídeo: em ato por Bruno e Dom, bispo diz que democracia não vai embora

Ato inter-religioso foi realizado na Catedral da Sé, em São Paulo, e contou com a presença de viúvas dos ativistas mortos na Amazônia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes sociais
Foto colorida mostra protesto pedindo justiça para o caso de Dom e Bruno, que teriam sido mortos por ordem de Colômbia - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida mostra protesto pedindo justiça para o caso de Dom e Bruno, que teriam sido mortos por ordem de Colômbia - Metrópoles - Foto: Reprodução/Redes sociais

Um ato inter-religioso homenageou o indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips neste sábado (16/7), na Catedral da Sé, em São Paulo. Participaram do evento as viúvas dos dois, assassinados em 5 de junho na Amazônia, artistas, militantes dos direitos humanos e uma multidão que vibrou quando o bispo Dom Pedro Stringhini fez uma defesa da democracia e relembrou outro ato na mesma igreja, que prenunciou o fim da ditadura militar.

“Em 1975, Dom Paulo Evaristo Arns estava aqui”, disse o Stringhini, referindo-se ao ex-arcebispo de São Paulo, morto em 2016. “Estavam celebrando um culto inter-religioso no funeral de Vladimir Herzog e anunciaram que a ditadura ia acabar e a democracia ia chegar”, continuou ele, citando um jornalista morto sob tortura pelos ditadores.

“E esse ano estamos aqui pra dizer que a democracia não vai embora. Haverá eleições e haverá democracia”, discursou Dom Pedro Stringhini.

Veja:

Em participação no ato, Alessandra Sampaio, viúva de Dom, relembrou o amor do inglês pela Amazônia e conclamou os brasileiros a seguirem seu exemplo. “O que a gente pode fazer ativamente, cada um como cidadão, é conhecer mais sobre a Amazônia. Precisamos conhecer a riqueza incrível que a gente tem. Só amando o lugar vamos protegê-lo”, disse .

Beatriz Matos, viúva de Bruno, também pediu pela Amazônia. “Que seja um lugar seguro e bom para se viver.”

A cerimônia foi organizada pela Frente Inter-religiosa Dom Paulo Evaristo Arns por Justiça e Paz, em parceria com a Comissão Justiça e Paz de SP; pela Comissão Arns; pelo Instituto Vladimir Herzog e pela OAB-SP.

Aqui é possível ver a íntegra do ato.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?