Vídeo: Dino diz já ter votos “suficientes” para aprovação ao STF
Nome de Dino deve ser analisado pela CCJ do Senado e pelo plenário, onde o candidato precisará de ao menos 41 votos favoráveis
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou, nesta quarta-feira (29/11), que já contabiliza votos “suficientes” para a aprovação de sua indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF).
A declaração foi feita após encontro do ministro com a senadora Ivete da Silveira (MDB-SC), no gabinete da parlamentar.
A agenda faz parte da série de visitas que Dino tem feito a parlamentares, em busca de apoio pela indicação ao STF. Nesta quarta, Dino também visitou a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) e o vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB).
“Vocês estão me encontrando demais”, brincou o ministro, ao conversar com jornalistas. Questionado sobre o número de votos que contabiliza pela indicação, Dino respondeu: “Os suficientes”.
Veja:
Dino busca apoio
Dino chegou à vice-presidência do Senado acompanhado de Weverton Rocha (PDT-MA), seu conterrâneo e relator da indicação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.
Weverton dá como certa a aprovação de Dino na CCJ. E já projeta pelo menos 50 votos favoráveis ao ministro no plenário do Senado. “Irei apresentar o relatório falando de sua vida vitoriosa e do pleno saber jurídico. A maioria dos ministros do STF fez declarações de apoio. Temos hoje muita tranquilidade de levar o relatório com a indicação do nosso sabatinado”, afirmou.
Na noite dessa terça-feira (28/11), Dino participou de um jantar na casa do líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), com diversos parlamentares.
O ministro tenta conquistar apoio de alas mais resistentes à sua indicação. Uma personagem importante no diálogo tem sido a senadora Eliziane Gama, que tem conversado com as bancadas feminina e evangélica do Senado.
Projeção de votos
O senador Weverton projetou pelo menos 50 votos favoráveis ao ministro no plenário do Senado. O número foi informado em coletiva de imprensa nessa terça.
Na noite de segunda-feira (27/11), o presidente da CCJ do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União), agendou a sabatina de Dino para 13 de dezembro, uma quarta-feira. Depois, o nome deve ser analisado pelo plenário, onde o candidato precisará de ao menos 41 votos favoráveis.