Vídeo de Olavo de Carvalho defendendo invasão inspirou bolsonaristas
Gravação do guru bolsonarista defendendo cercar sede de poderes para ter intervenção militar foi compartilhado em grupos de WhatsApp
atualizado
Compartilhar notícia
A defesa de invasão das sedes dos três poderes em Brasília vem sendo fomentada em grupos bolsonaristas há meses. Neste domingo (8/1), manifestantes que defendem uma intervenção militar no Brasil invadiram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF).
Antes mesmo da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), circulava com bastante frequência nesses grupos um vídeo com imagens de um bloqueio bolsonarista e a voz de Olavo de Carvalho ao fundo, em que ele defendia um golpe militar no país a partir da invasão dos principais edifícios de Brasília.
“Se você tiver um movimento de desobediência civil generalizado, o pessoal cercar o palácio, não deixar senador entrar, não deixar ministro entrar, não deixar juiz entrar, se chegar neste ponto, as Forças Armadas entram”, defendeu Olavo na gravação. A frase foi falada durante uma entrevista, em resposta a uma pergunta sobre a possibilidade de uma intervenção militar.
Veja as imagens:
Olavo de Carvalho foi um ideólogo de extrema-direita que morreu em 24 de janeiro de 2022 e foi uma espécie de guru do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Essa gravação de Olavo de Carvalho foi compartilhada por uma ala dos manifestantes que não concordava com a tática do movimento bolsonarista em questionar a eleição de Lula apenas montando acampamentos em frente a quartéis-generais do Exército.