metropoles.com

Vídeo: Crivella liga para empresário alvo de operação e delegado atende

Nessa quinta-feira, uma nova fase da Operação Hades foi realizada. Desta vez, a polícia esteve em endereços ligados ao prefeito do Rio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
ligação
1 de 1 ligação - Foto: null

Imagens divulgadas nesta sexta-feira (11/9) mostram um delegado atendendo a uma suposta ligação do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, para o celular do empresário Rafael Alves durante a primeira fase da Operação Hades, no dia 10 de março. O vídeo e as informações foram obtidos pela Globo News. 

Nessa quinta-feira (10/9), uma nova fase da operação foi realizada. Desta vez, a polícia esteve em endereços ligados ao prefeito do Rio, inclusive sua casa, onde apreendeu o telefone celular de Crivella.

A ação tem como objetivo investigar um suposto QG da propina na Prefeitura do Rio. Outras 17 pessoas foram alvos da operação.

De acordo com  relatório da Polícia Civil, a ligação que é mostrada no vídeo foi atendida pelo delegado que, naquele momento, cumpria um mandado de busca e apreensão na casa de Rafael Alves.

É possível perceber, nas imagens, que o delegado cumprimenta o interlocutor dizendo “bom dia, prefeito” e diz que se trata de uma operação do Ministério Público e da Polícia Civil.

A ligação é desligada em poucos segundos. Outra pessoa que está acompanhando a operação pergunta ao delegado se quem ligou se identificou.

Veja:

Quem é Rafael Aves

Embora não tivesse cargo na administração municipal, Rafael Alves foi citado em delações como o responsável por cobrar propina de empresários que queriam receber valores atrasados da Prefeitura. Ele também é irmão do ex-presidente da Riotur Marcelo Alves.

No dia retratado no vídeo, que mostra a busca na casa de Rafael Alves, o empresário estava dormindo na suíte principal, com a porta trancada. Depois de receber ordem para abrir a porta, ele hesitou alguns segundos, “tempo suficiente para ocultar algum objeto relevante”. Em seguida, permitiu a entrada dos policiais.

Depois de algum tempo,  a equipe encontrou um celular de Rafael Alves escondido debaixo de uma pilha de roupas.

Enquanto a diligência de busca ainda estava em andamento, às 7h32m, o celular começou a tocar nas mãos do próprio delegado. O aparelho estava em modo avião, que não permite receber ligações telefônicas, mas estava conectado à rede de wi-fi da casa, o que possibilita conexão à internet e a aplicativos de troca de mensagens e chamadas de voz.

O relatório afirma que na tela do celular apareceu a identificação da pessoa que estava ligando: “Prefeito Crivella Novo 2”.

“Alô, bom dia, Rafael”

Então, o delegado atendeu a chamada e identificou a voz do interlocutor como sendo do prefeito Marcelo Crivella, que disse: “Alô, bom dia, Rafael. Está tendo uma busca e apreensão na Riotur? Você está sabendo?”.

Ainda de acordo com o documento, depois de cerca de 30 segundos, ao perceber que não era Rafael Alves que havia atendido a ligação, o prefeito Marcelo Crivella desligou a chamada.

O delegado conclui o relatório dizendo que “a forma de tratamento, o horário da chamada e o assunto em questão demonstram claramente a relação de proximidade e confiança entre o prefeito Crivella e o investigado Rafael Alves”.

O que diz a prefeitura

Sobre essa ligação, o prefeito Marcelo Crivella disse, em nota, que considerou a operação injustificada, já que ele não é réu neste ou em qualquer outro processo – e que sequer existe denúncia formal contra ele.

O advogado João Francisco Neto, que defende Rafael Alves, disse que desde dezembro de 2019 o empresário “vem se colocando à disposição do Ministério Público, em sucessivas petições, para esclarecer os equívocos e fragilidades destas acusações lançadas por delator, que fala o que quer para salvar a própria pele. Pela segunda vez, buscas são realizadas sem que a oportunidade de se manifestar tenha disso observada, em franca violação ao direito de defesa”.

3 imagens
O celular começou a tocar nas mãos do próprio delegado
Prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella xingou Doria de "vagabundo", além de chamar o poítico tucano de "viado"
1 de 3

O delegado atendeu a chamada e identificou a voz do interlocutor como sendo do prefeito Marcelo Crivella

Reprodução: Globo News
2 de 3

O celular começou a tocar nas mãos do próprio delegado

Reprodução: Globo News
3 de 3

Prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella xingou Doria de "vagabundo", além de chamar o poítico tucano de "viado"

DIVULGAÇÃO

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?