Vídeo: crianças e mulher ficam ilhadas em casa alagada no RS
Duas crianças, uma mulher, um homem e diversos animais ficaram ilhados em uma casa alagada em São Sebastião do Caí (RS)
atualizado
Compartilhar notícia
Em meio aos diversos registros, publicados nas redes sociais, do desastre causado pelo forte temporal que atinge o Rio Grande do Sul desde segunda-feira (29/4), um parece ter se destacado. O vídeo de uma família de São Sebastião do Caí (RS) choca por mostrar duas crianças, uma mulher, um homem e diversos animais dentro de uma casa completamente alagada. Fugindo da água barrosa, a senhora se encolhe em cima de um móvel e as crianças dormem em meio ao alagamento. Veja:
De acordo com o portal Porto Alegre 24 Horas, que divulgou o registro, todos que aparecem no vídeo foram resgatados e estão em um local seguro. O Metrópoles tenta contato com a família.
Os moradores de São Sebastião do Caí enfrentam a pior enchente da história da cidade, já que na madrugada de quarta-feira (1º/5), dia em que o município completou 147 anos de fundação, o nível do rio Caí atingiu 16,67 metros.
Com mais de 69 mil visualizações, as imagens retratam a realidade de 5,2 mil gaúchos que estão desabrigados devido às fortes chuvas que causaram estragos em 134 municípios. Quase 300 mil pessoas estão sem energia e mais de 540 mil estão sem abastecimento de água.
Calamidade pública
Em edição extra do Diário Oficial do Estado, publicada na noite de quarta-feira (1º/5), o governo do Rio Grande do Sul declarou estado de calamidade pública.
O governador Eduardo Leite (PSDB) afirmou que as chuvas vão ser o “maior desastre” que o estado já enfrentou. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de continuidade dessas condições para os próximos dias, até sexta-feira (3/5), devido ao deslocamento de uma frente fria. O volume total de chuva pode superar os 100 milímetros em 24h, ou seja, o nível da água aumentará 10 centímetros.
Ao todo, o estado do Rio Grande do Sul contabiliza 13 mortes, causadas pelo temporal, 5,2 mil desalojados, 21 desaparecidos e 12 feridos.