metropoles.com

Vídeo. Comunidade indígena é alvo de novo ataque em Mato Grosso do Sul

Indígenas denunciam que ruralistas da região não se intimidaram com a presença da Força Nacional no local e iniciaram novo ataque

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Foto colorida de novo ataque contra comunidade indígena em Mato Grosso do Sul - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de novo ataque contra comunidade indígena em Mato Grosso do Sul - Metrópoles - Foto: Reprodução

Entidades ligadas à defesa dos direitos dos povos indígenas denunciaram, neste domingo (4/8), um novo ataque contra o território Lagoa Panambi, em Douradina, Mato Grosso do Sul, do povo Guarani e Kaiowá.

No sábado (3/8), o mesmo território foi alvo de ataques de pessoas ligadas a ruralistas da região, de acordo com o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib). A ação acabou com 10 indígenas feridos a tiros.

Segundo as organizações, o ataque de sábado ocorreu depois que a Força Nacional deixou o território. No entanto, neste domingo, os criminosos intimidaram os indígenas, apesar da presença dos agentes da Força Nacional e de servidores do Ministério dos Povos Indígenas e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Confira o momento do ataque deste domingo:

O caso também foi denunciado pela deputada federal Célia Xakriabá (PSol-MG). “Mesmo com a presença da Força Nacional, fazendeiros não se intimidam e iniciaram um novo ataque ao povo Guarani Kaiowá. Eles avançam com caminhonete e disparam contra a comunidade! Não é conflito, é massacre!”, escreveu a parlamentar.

A terra indígena Lagoa Panambi foi delimitada pela Funai em 2011. No entanto, o processo de demarcação está paralisado em decorrência de uma ordem judicial.

O secretário-executivo do Ministério dos Povos Indígenas, Eloy Terena, acionou o Ministério da Justiça e Segurança Pública para solicitar a permanência dos agentes de segurança para evitar novos episódios de violência.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?