metropoles.com

Vídeo: ciclone extratropical causa estrago no RS com vento de 100 km/h

Em Porto Alegre os ventos estão com velocidade acima de 80 km/h. Nas demais cidades as chuvas estão derrubando árvores e telhados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida de ciclone em Porto Alegre - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de ciclone em Porto Alegre - Metrópoles - Foto: Reprodução

O Rio Grande do Sul enfrenta, nesta quinta-feira (24/10), mais um intempérie climática decorrente da chegada de um ciclone extratropical que se formou entre o Uruguai e a região da fronteira. O ciclone chegou com ventos acima de 100 km/h na área central do estado. Porto Alegre registra fortes chuvas, com ventos acima de 80 km/h.

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê tempestades de até 60 milímetros por hora, com rajadas de vento acima dos 100 km/h; por isso, emitiu alertas de Perigo e Grande Perigo para tempestades em todo o Rio Grande Sul. Conforme o ciclone avança em direção ao alto-mar, a frente fria  ganha força sobre o estado, intensificando os temporais.

O Inmet divide os avisos em três níveis: Perigo Potencial (amarelo), Perigo (laranja) e Grande Perigo (vermelho).

  • Grande Perigo: praticamento todo Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina. Válido até as 17h desta quinta-feira (24/10)
  • Perigo: nordeste do Rio Grande do Sul e quase todo o território de SC e Paraná, chegando em São Paulo e Mato Grosso do Sul. Válido até as 12h desta sexta-feira (25/10).
  • Perigo: quase todo Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina. Válido até as 23h desta quinta-feira (24/10)

O comunicado do Inmet passou a valer às 7h30min e tem validade até as 17h, abrangindo municípios das regiões Metropolitana, Central, Norte, Noroeste, Serra, Vales e parte da Campanha e Sul. Nestas regiões, a tempestade pode causar “danos em edificações”, alagamentos e queda de árvores.

Devido à previsão de forte tempestades a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) suspendeu as atividades acadêmicas e administrativas presenciais a partir das 12h desta quinta-feira.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul ainda não divulgou o balanço de estragos em razão das tempestades.

Algumas cidades estão lidando com os estragos. Em São Francisco de Assis, o vento arrancou o telhado do galpão de uma cooperativa agrícola. Em Santa Maria, os ventos chegaram a 104 km/h na Base Aérea, derrubando árvores e provocando estragos no Hospital Casa de Saúde, onde parte do teto cedeu, e na UPA 24 Horas.

Em Cacequi, o vento destruiu a cobertura de um depósito de calcário. Em Rosário do Sul, alguns bairros ficaram sem energia elétrica. Em Canoas, a velocidade do vento chegou a 85 km/h. Em Igrejinha, a 93 km de Porto Alegre, há relatos de destelhamentos em residências.

Na capital, Porto Alegre, árvores e fios caíram em diversos bairros.

Veja vídeo do ciclone chegando ao centro de Porto Alegre:

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?