metropoles.com

Vídeo: Célia Xakriabá acusa Salles de intimidar indígenas na Bahia

Nas redes sociais, o bolsonarista Ricardo Salles acusou os militantes do MST de ações “contra as pessoas humildes do campo no Brasil”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida do Deputado federal Ricardo Salles em diligência a assentamentos do MST
1 de 1 Imagem colorida do Deputado federal Ricardo Salles em diligência a assentamentos do MST - Foto: Reprodução

A deputada federal Célia Xakriabá (PSol-MG) acusou o deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) de tentar intimidar indígenas pataxós na terra Barra Velha, em Porto Seguro, município da Bahia.

Ricardo Salles é relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e estaria no sul da Bahia com o intuito de realizar diligências em terras do movimento.

No vídeo compartilhado por Célia Xakriabá, é possível ver o momento em que Salles e o deputado Luciano Zucco (Republicanos-RS), presidente da CPI do MST, discutem com indígenas na entrada do território.

“Dizem que somos invasores de terras, mas esse tipo de comportamento é que entendemos como invasão. Invadiram nossas terras em 1500 e seguem tentando assassinar nossos direitos. Seguem tentando passar a boiada e a motosserra”, escreveu a deputada.

Confira:

“Barbárie, caos e truculência”

Nas redes sociais, Salles acusou os militantes do MST de ações “contra as pessoas humildes do campo no Brasil”.

“Se existe barbárie, caos e truculência contra as pessoas humildes do campo no Brasil, ela está no sul da Bahia, sendo praticada por militantes do MST sob as mais diversas formas. Impressionante o que vimos e ouvimos hoje”, escreveu Ricardo Salles.

A equipe da deputada Célia Xakriabá informou que ela tem trabalhado junto à Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) em ações contra Ricardo Malles e Zucco. Entre elas, representação contra os parlamentares na Câmara, oficiar os ministérios dos Povos Indígenas e Justiça e Segurança Pública, além de notificar a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Ao Metrópoles, Ricardo Salles declarou que recebeu uma denúncia de que indígenas e integrantes do MST teriam invadido uma fazenda e expulsado uma família. O deputado informou que está em contato com o delegado que investiga o caso.

“Recebemos a denúncia de que os índios, os sem terra e uns criminosos da região teriam entrado, armados na fazenda e expulsado uma família de área privada e não indígena”, disse Salles.

O Metrópoles entrou em contato com o deputado Luciano Zucco sobre o assunto, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto.

Não é a primeira diligência que o deputado Ricardo Salles realiza no âmbito da CPI do MST. Em maio ele foi criticado por uma “visita técnica” no assentamento do Pontal do Paranapanema, em São Paulo, ligado à Frente Nacional de Luta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?