Vídeo. Carro “cospe” água suja ao ser ligado em oficina após enchentes
Cheias danificaram pelo menos 200 mil veículos no Rio Grande do Sul. O prejuízo é calculado em R$ 8 bilhões
atualizado
Compartilhar notícia
Uma oficina de Três Coroas, a 100 km de Porto Alegre, passou a divulgar imagens de carros atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul após aumento na demanda por reparo — mais de 50 veículos passaram pelo local. Em um desses vídeos, um carro “cospe” água suja pelo escapamento. Veja:
De acordo com o mecânico Estevam Davi Schafer, gerente de marketing da mecânica Auto Sandense, o carro foi inundado na madrugada de 1º de maio. “A água chegou até o nível das maçanetas da porta. Permaneceu por oito horas sob a água”, explicou em entrevista ao g1. No vídeo, é possível ver a água sendo retirada do cano de escapamento.
Um outro veículo também aparece nas imagens. Nele, o motor e o interior ficaram cobertos de lama, que atingiu o painel e estofados.
As cheias danificaram pelo menos 200 mil veículos, de acordo com levantamento realizado pela consultoria Bright Consulting. O prejuízo é calculado em R$ 8 bilhões.
Carros mais novos
Estevam Davi Schafer explica que carros mais novos são mais difíceis de serem recuperados. “Quanto mais tecnologia o carro tem, mais ele é afetado pela enchente, porque mais componentes eletrônicos eles têm”, explicou.
Porém, o gerente ressaltou que componentes mecânicos também são danificados em situações como a enchente.