metropoles.com

Vídeo: capivara Filó é solta na beira de rio após deputada invadir Ibama

Capivara Filó ficou famosa nos vídeos do influenciador Agenor Tupinambá, o que levou a uma disputa com o Ibama

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Instagram @joanadarcam
Capivara Filo é devolvida ao habitar natural, após disputa entre Agenor Tupinambá e o Ibama Metropoles
1 de 1 Capivara Filo é devolvida ao habitar natural, após disputa entre Agenor Tupinambá e o Ibama Metropoles - Foto: Instagram @joanadarcam

Após a deputada estadual Joana Darc (União-AM) invadir uma instalação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Manaus para recuperar uma capivara, Filó foi devolvida ao seu habitat natural neste domingo (30/4). O animal silvestre ficou famoso nas redes sociais do influenciador digital Agenor Tupinambá, que mora à margem de um rio em Autazes (AM).

Ele foi obrigado, por determinação do Ibama, a entregar a capivara Filó na última quinta-feira (27/4). Além disso, o influenciador foi multado em R$ 17 mil por diversos crimes ambientais, entre eles deixar morrer uma preguiça real, espécie da fauna silvestre, praticar abuso contra a capivara e manter em cativeiro tanto a capivara quanto um papagaio, para obter suposta vantagem financeira. Ele negou as acusações.

Veja vídeo:

O caso repercutiu nas redes sociais, sendo abraçado, principalmente, por lideranças da direita. Influenciadores, parlamentares e demais representantes desse espectro político foram às redes sociais defender Agenor, aproveitando a situação para tecer críticas ao Ibama e, de quebra, alfinetar o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A decisão favorável a devolução de Filó a Agenor foi assinada na madrugada deste domingo. Ela determinou a entrega do animal a Agenor, que ficou autorizado a fazer transporte da Filó, para devolução ao habitat natural do animal silvestre.

Dessa forma, Joana Darc foi ao local e apontou aos funcionários do órgão ambiental o descumprimento de decisão judicial, como argumento para pegar de volta o animal. Eles, porém, ainda não tinham sido notificados judicialmente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?