metropoles.com

Vídeo. Barroso responde manifestante em NY: “Perdeu, mané, não amola”

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) participam de evento nos EUA e têm sido hostilizados por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Redes sociais/Reprodução
Barroso NY manifestantes perdeu mané não amola
1 de 1 Barroso NY manifestantes perdeu mané não amola - Foto: Redes sociais/Reprodução

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), está em Nova York (EUA) e participa do evento Lide Brazil Conference junto a outros magistrados da Corte. Durante a estadia na metrópole norte-americana, os representantes da Suprema Corte brasileira têm sido hostilizados por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em vídeo divulgado nas redes sociais nesta terça-feira (15/11), Barroso responde a um homem que o grava e o questiona sobre as eleições de 2022. Ele estava acompanhado do também ministro do STF e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes.

“O senhor vai responder às Forças Armadas? O senhor vai deixar o código-fonte ser exposto?”, questiona o brasileiro, que anda atrás dos ministros. “Perdeu, mané, não amola!”, responde Barroso, antes de entrar em um prédio.

Veja o vídeo:

Os ministros têm sido hostilizados por bolsonaristas que se recusam a aceitar a vitória do petista Luiz Inácio Lula da Silva para a Presidência da República. Enquanto passeava pela Times Square, famoso ponto turístico de Nova York, Barroso também foi abordado por uma mulher que o filmou e fez ameaças: “Nós vamos ganhar essa luta. O senhor está entendendo? Cuidado, hein! O povo brasileiro é maior do que a Suprema Corte. Foge!”. Ele respondeu que estava bem e “feliz pelo Brasil”.

O Supremo repudiou os ataques proferidos aos membros da Corte. Em nota pública, assinada pela presidente do STF, ministra Rosa Weber, o posicionamento da Corte é que a democracia é incompatível com a intolerância.

“A democracia, fundada no pluralismo de ideias e opiniões, a legitimar o dissenso, mostra-se absolutamente incompatível com atos de intolerância e violência, inclusive moral, contra qualquer cidadão”, diz a nota.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?