metropoles.com

Vídeo: antes de vandalismo, grupo gritou “não quebra” ao invadir Congresso

Gravação mostra grupo de bolsonaristas pedindo para que estrutura do Congresso não fosse depredada durante atos de domingo (8/1)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Redes sociais/Reprodução
bolsonaristas não quebra congresso
1 de 1 bolsonaristas não quebra congresso - Foto: Redes sociais/Reprodução

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram um grupo de manifestantes bolsonaristas pedindo que a estrutura do Congresso Nacional não fosse danificada. As imagens foram feitas durante a invasão das sedes dos Três Poderes na Esplanada dos Ministérios no último domingo (8/1).

É possível ver algumas pessoas gritando “não quebra, não quebra!” enquanto a multidão entrava no edifício. Perto das 16h, porém, os manifestantes ocuparam o Salão Negro e o Salão Verde, quebraram portas e janelas de vidro.

Veja as imagens:

Grande parte do ambiente do Congresso foi depredada, o alarme de incêndio foi disparado após tentativas dos vândalos de atear fogo. O rastro de destruição do patrimônio público também se alastrou para o Palácio do Planalto e para o Supremo Tribunal Federal (STF).

Os atos antidemocráticos foram convocados em mais uma ofensiva de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que não aceitam a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas urnas.

Veja imagens da ação dos vândalos:

Na noite de segunda-feira (9/1), Lula se reuniu com os 27 governadores, vice-governadores ou representantes dos Executivos estaduais do país no Palácio do Planalto. No encontro, os presentes defenderam a pacificação e a reconstrução do país.

Depois da reunião, o presidente se uniu aos representantes estaduais e autoridades como ministros do STF, a primeira-dama Janja e o vice-presidente Geraldo Alckmin em uma caminhada simbólica até o prédio da Corte.

Junto com Rosa Weber, presidente do STF, Lula e comitiva conferiram os estragos feitos pelos terroristas bolsonaristas no edifício da Corte Suprema. “Não vamos dar trégua até descobrir quem financiou tudo o que aconteceu neste país”, reafirmou o chefe do Executivo federal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?