metropoles.com

Vice-presidente do STF: “Uma onda de populismo autoritário se levanta”

Edson Fachin discursou para participantes do seminário “O Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul: relevância e perspectiva”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
STF Edson Fachin TSE polarização
1 de 1 STF Edson Fachin TSE polarização - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, abriu o seminário O Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul: relevância e perspectivas, com discurso sobre a necessidade de “reafirmar a defesa da sociedade aberta, livre e plural”. Fachin ressaltou aos convidados internacionais que “uma onda de populismo autoritário se levanta”, mas que a liberdade e a democracia “são condições de possibilidade de um futuro habitável”.

Fachin ainda afirmou aos presentes que “um novos vírus se espalha e contamina sistemas de justiça” e completou dizendo que a vacina para esse vírus “interpela a têmpera dos tribunais”.

Veja fala do vice-presidente da Corte:

O evento, realizado na Suprema Corte, em Brasília, tem o objetivo de gerar reflexões sobre o histórico da instituição no processo de integração normativa do Mercosul, além de analisar as perspectivas em relação ao futuro.

Participaram também do seminário a ministra aposentada Rosa Weber, atual presidente do Tribunal Permanente de Revisão (TPR), além da embaixadora brasileira Gisela Padovan e do presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, José Alberto Simonetti.

Os ministro do STF Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes palestraram de painel sobre o tema “O Supremo Tribunal Federal e o Mercosul: as relações do direito constitucional brasileiro com os países da América do Sul”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?