Veterano em reforma tributária, Hauly volta à Câmara na vaga de Deltan
O deputado paranaense Luiz Carlos Hauly vai ocupar a vaga de Deltan Dallagnol, cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado Luiz Carlos Hauly, do Podemos do Paraná, toma posse nesta terça-feira (13/6) para seu oitavo mandato na Câmara dos Deputados. O parlamentar assume a vaga antes ocupada por Deltan Dallgnol, que foi cassado de forma unânime pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Hauly conquistou a cadeira após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) proferida na última sexta-feira (9/6), que derrubou entendimento do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que havia determinado que o pastor Itamar Paim (PL-PR) seria o suplente de Dallagnol. Paim conquistou 47 mil votos nas eleições, mais do que quatro vezes os votos de Hauly.
Veterano na Casa, o paranaense é autor de uma das propostas de reforma tributária reunidas em um texto que deve ser votado em julho na Câmara dos Deputados, a PEC 110/2019, que estava parada no Senado. O texto faz parte de uma junção com a PEC PEC 45/2019, que estava parada na Câmara. Ambas propostas tratam da alteração na cobrança de impostos e juntas fazem parte da nova reforma que está sendo discutida pelos deputados.
Segundo Hauly, a reforma tributária é fundamental para o Brasil voltar a gerar empregos e renda: “Eu tenho trabalhado diuturnamente pela aprovação da reforma. Meu carro-chefe é esse. O Brasil tem o pior sistema tributário do mundo. Eu acredito que se harmonizar nosso sistema tributário ao da OCDE, o Brasil vai voltar a crescer”, afirma.
Com 72 anos, Luiz Carlos Hauly tem longo histórico na política iniciado na década de 70 ao vencer eleição para o cargo de vereador de Cambé, município que fica a 400 quilômetros de Curitiba, onde também chegou a ser prefeito. Hauly ainda atuou como secretário da Fazenda do Paraná no final da década de 80 durante o mandato do ex-governador Álvaro Dias, do Podemos.