metropoles.com

Vestibular da Fuvest: 1º dia da segunda fase tem 7,69% de abstenção

Dos 33 mil candidatos aprovados na primeira fase, 2.563 não compareceram neste domingo (21/2)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Estudantes chegam ao local de prova
1 de 1 Estudantes chegam ao local de prova - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

A taxa de abstenção na prova da segunda fase do vestibular da Fuvest, que dá acesso à Universidade de São Paulo (USP), foi de 7,69%.  Apesar da pandemia da Covid-19, no entanto, o número é semelhante ao de anos anteriores.

Dos 33 mil candidatos aprovados na primeira fase, 2.563 não compareceram neste domingo (21/2). Nesta segunda-feira (22/2), os estudantes farão as provas de disciplinas específicas. Os candidatos disputam, ao todo, 11.147 vagas.

Redação

O tema da redação da segunda fase foi uma pergunta: “O mundo contemporâneo está fora da ordem?” Os candidatos tiveram cinco textos de apoio que levavam a uma resposta afirmativa. Segundo professores de cursinho, o tema proposto permitia aos candidatos explorar questões políticas, socioeconômicas e ambientais, além da própria pandemia.

A professora Maria Aparecida Custódio, do laboratório de redação do Objetivo, disse que o candidato poderia “ter abordado vários aspectos relacionados a aquilo que hoje chama a atenção no mundo: questões econômicas, sociais, políticas, questões relacionadas ao meio ambiente, entre outras que podem contribuir para o candidato conseguir responder a pergunta tema.”

O professor de redação do Curso Anglo, Felipe Leal, destacou três pontos que poderiam ser abordados e sugeriu que o aluno fosse além dos textos-base que foram apresentados. “Foi um tema bem típico da banca, um estímulo às visões política e autoral”, disse.

“Chama a atenção a questão econômica e ambiental. Há uma sugestão de maquinização do mundo, uma ordem que de certa forma submete a natureza e a todos nós, uma ordem desumanizadora. Faz também pensar em mudanças climáticas e na insuficiência que a ordem de hoje responde as questões urgentes do tempo”, avaliou o educador. “Essas questões podem ser relacionadas, a visão exploratória da natureza, como fonte de recursos apenas, provocando problemas ambientais. Mas a banca estimula que vá além da coletânea, poderia falar também de questões políticas”, completou.

A prova de português teve uma primeira parte com seis questões de linguagem envolvendo interpretação de texto e figuras de linguagem, para que o candidato demonstrasse conhecimento no sentido de palavras, formação de vocabulário. E uma segunda, de literatura, com mais quatro questões.

“De maneira geral, a prova estava bem dividida, bem trabalhada, cobrou uma leitura atenta dos livros obrigatórios. Tinha questão de enredo do Nove Noites, por exemplo. Se o aluno não tivesse feito a leitura de fato não faz a resposta”, destacou Simone Motta, coordenadora de português do Colégio Etapa.

2 imagens
Estudantes esperam para a realização de prova
1 de 2

Estudantes entram em universidade para realizar o vestibular

Fábio Vieira/Metrópoles
2 de 2

Estudantes esperam para a realização de prova

Fábio Vieira/Metrópoles

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?