Véspera de Natal será chuvosa em grande parte do país; veja a previsão
A previsão para a véspera de Natal, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de chuvas intensas e acumulados de chuva
atualizado
Compartilhar notícia
A véspera de Natal será de tempo instável em todas as regiões do país. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de chuvas intensas e acumulados de chuva. No entanto, a maioria dos estados das regiões Nordeste e Sul terá o clima estabilizado.
O órgão emitiu seis alertas para o território nacional. Quatro deles indicam chuvas intensas e se dividem em dois de “perigo”, intensidade média, de tom laranja, e outros dois de “perigo potencial”, menor intensidade da escala, na cor amarelo. Estes avisos cobrem parte do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. A Região Sul não será afetada.
Alertas
Os alertas de “perigo”, espalhados por Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste, indicam que haverá chuva entre 30 e 60 mm/h e ventos intensos de até 100 km/h. Além disso, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Já os de “perigo potencial” estão no Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Neste caso, as chuvas serão de 20 a 30 mm/h, com ventos entre 40-60 km/h. O risco é baixo para corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Além destes, dois avisos de acumulados de chuva permeiam parte da costa do mapa. Eles impactarão a costa de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Estes estados sofrerão com chuvas entre 20 a 30 mm/h, baixo risco de alagamento e pequenos deslizamentos.